REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS [ ABNT ]

Início
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    Introdução

    quotation_referencias referencia_bibliografica_citacao referencias bibliograficas referências bibliográficas abnt Referências Bibliográficas ABNT

    A matéria relativa a Referências Bibliográficas ABNT para monografia, tcc, tese, dissertação de mestrado e artigos científicos é disciplinada pela ABNT NBR 6023/2018.

    Assim, para que outros pesquisadores consigam ter acesso às fontes bibliográficas utilizadas por você, é preciso referenciar de forma clara, sendo que as normas da ABNT padronizam a maneira de se realizar estas referências, indicando todas as informações necessárias para a identificação das obras citadas.

    Consequentemente, as normas da ABNT para referências bibliográficas de trabalhos acadêmicos não são complexas; porém, são extensas e possuem diversos detalhes que variam conforme a obra a ser referenciada.

    referencias_bibliograficas_arquivo referencia_bibliografica_citacao referencias bibliograficas referências bibliográficas abnt Referências Bibliográficas ABNT
    Referências Bibliográficas ABNT Livros para Leitura Referencias referencia_bibliografica_citacao referencias bibliograficas referências bibliográficas abnt
    Desse modo, será analisado neste artigo o assunto relativo às referências de Livros e Sites, os quais são utilizados com frequência em monografias.
    Referências Bibliográficas ABNT referencias bibliograficas referências bibliográficas abntt

    Neste sentido, no nosso artigo, você poderá ter acesso às principais regras relacionadas às referências bibliográficas ABNT de livros e sites.

    citacao de site conforme abnt

    Enfim, ao se citar um dado proveniente de um site, é preciso indicar o link deste site; porém, você sabe como fazer a referência de forma correta? 

    Caso tenha dúvidas, leia o nosso artigo e não tenha mais dúvidas.

    Referências Bibliográficas e Plágio

    referencias

    Fonte: Os 5 elementos pós-textuais do TCC. Imagem extraída do Blog da Monografia Perfeita.

     

    Primeiro, deve-se asseverar que Referências Bibliográficas ABNT são elementos pós-textuais obrigatórios de um trabalho acadêmico.

    Dessa forma, para saber mais, veja o nosso artigo sobre os 5 elementos pós-textuais.

     

    Além disso, nas referências, são apontados todos os materiais consultados e citados em sua monografia.

    Logo, todo trabalho científico deve possuir referências bibliográficas ABNT, pois, as afirmações devem ser construídas mediante uma investigação relativa à bibliografia essencial para o tema tratado na monografia.

    Referências Bibliográficas ABNT citacoes_referencias_bibliograficas referencia_bibliografica_citacao referencias bibliograficas referências bibliográficas abnt

    Ademais, todas as assertivas devem ser comprovadas, logo, é necessário referenciar a fonte empregada.

    Diante do exposto, ao citar determinado autor e obra, o pesquisador está lhe fornecendo o devido crédito e valor pela pesquisa realizada.

    Assim, com a referência bibliográfica, está existindo uma sinceridade científica e acadêmica, não se apropriando de ideias de terceiros como sendo suas.

    Por outro lado, o plágio, que pode gerar a reprovação do TCC, é um ato condenável, pois não se está atribuindo determinada ideia ao seu legítimo autor.

    Referências Bibliográficas ABNT plagio_sem_referencias referencia_bibliografica_citacao referencias bibliograficas referências bibliográficas abnt

    Adicionalmente, ao se praticar plágio, o indivíduo está tentando enganar o seu leitor e a sua banca examinadora, buscando convencer que determinadas ideias e frases são suas quando, na verdade, são de outro autor.

    Em suma, cite obras de outros pesquisadores; porém, faça da forma correta, ou seja, faça a referência de suas obras, atribuindo os créditos a quem, legitimamente, merece. Diante do exposto, vejamos mais detalhes acerca das referências bibliográficas nas normas ABNT.

    Como fazer referências bibliográficas segundo a ABNT?

    Referências Bibliográficas ABNTargumento_referencias_bibliograficas referencia_bibliografica_citacao referencias bibliograficas referências bibliográficas abnt

    Em primeiro lugar, as referências bibliográficas ABNT configuram-se como um conjunto de obras, documentos, legislação, jurisprudência etc, que foram utilizados para a elaboração do trabalho acadêmico, permitindo a construção do texto argumentativo.

    Lembre-se de que, no trabalho científico, tudo o que é afirmado, deve ser comprovado.

    Consequentemente, as regras gerais para a estruturação das referências bibliográficas conforme as normas da ABNT são:

    Segundo a NBR 6023/2018, as referências devem ser organizadas em ordem alfabética.

    Já o alinhamento das referências bibliográficas deve ser à esquerda.

    No que se refere a obras citadas, deve-se inserir, nas referências bibliográficas, apenas documentos e obras citados na monografia ou TCC.

    Caso não haja citação ao longo dos capítulos do trabalho acadêmico, não introduzir nas referências bibliográficas, pois isto será criticado em sua banca.

    Livros e sites apenas lidos ou consultados, mas não utilizados na monografia, não podem constar nas referências bibliográficas.

    Quanto a normas de apresentação e dicionários gerais consultados para dar o sentido correto às palavras utilizadas o texto da monografia não devem ser referenciados.

    Apenas se deve colocar nas referências bibliográficas dicionários específicos de determinado campo do saber, como, por exemplo, Dicionário de Política (autor: Norberto Bobbio), Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia (autor: André Lalande); Dicionário de Economia do Século XXI (autor: Paulo Sandroni) etc.

    Breves considerações ao se fazer referências:

    Quanto à formatação das referências bibliográficas ABNT, cumpre-se realizar os seguintes apontamentos:

    • Espaçamento: as referências devem ser separadas por dois espaços simples;
    • Alinhamento: o alinhamento deve ser à esquerda;
    • Ordenação: As referências devem ser ordenadas de forma alfabética ascendente. Cuidado: Não considerar artigos definidos e indefinidos para a ordenação alfabética das referências bibliográficas.
    • Título: o título e subtítulo devem ser separados por dois pontos, sendo que o título deve ser escrito em negrito e o subtítulo não.

    Como fazer referências bibliográficas de Livros?

    Primeiramente, cumpre-se destacar que há algumas regras relacionadas à referência de livros conforme vimos no artigo anterior sobre referências bibliográficas ABNT, sendo que dependerá da quantidade de autores, do conhecimento da autoria etc. Vejamos as principais regras:

    a) Livros – Apenas 1 autor:

    Segundo as regras da ABNT, o livro deverá ser referenciado da seguinte forma:

    SOBRENOME, Nome. Título: Subtítulo. Edição. Local da publicação (Cidade): Editora, data de publicação.

    Atenção: Cuidado ao citar editoras estrangeiras, pois se deve atentar ao termo, na língua estrangeira, referente à editora e não coloca-lo na referência, ou seja, se você utilizar, por exemplo, Oxford Press, você deve citar apenas Oxford após o local da publicação, pois Press significa editora em inglês.

    EXEMPLO:

    ASSIS, Machado de. O espelho. 1ª edição. Campinas: Unicamp, 2009.

    Se quiser adquirir este livro, clique aqui.

    b) Livros – Até 3 autores:

    Caso haja até 3 autores, os nomes dos autores serão separados por ponto e vírgula, seguido de espaço. As demais informações seguem a regra acima para referências bibliográficas.

    De acordo com as normas da ABNT, o livro deverá estar nas referências bibliográficas ABNT da seguinte forma:

    Elementos essenciais:

    SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título: Subtítulo. Edição. Local da publicação (Cidade): Editora, data de publicação.

    EXEMPLO:

    CINTRA, Antonio Carlos Araujo; DINAMARCO, Cândido Ragel; GRINOVER, Ada Pellegrini. Teoria Geral do Processo. 30ª edição. São Paulo: Malheiros, 2014.

    Se quiser obter este livro, clique aqui.

    c) Livros – Mais de 3 autores:

    Caso haja mais de 3 autores, deve-se apontar o nome e sobrenome do primeiro autor e, em seguida, deve-se introduzir a expressão latina et al., sendo que o restante das informações seguem as mesmas regras apontadas anteriormente para referências.

    Assim, conforme as regras da ABNT para referências bibliográficas, o livro deverá ser referenciado da seguinte forma:

    SOBRENOME, Nome et al. Título: Subtítulo. Edição. Local da publicação (Cidade): Editora, data de publicação.

    EXEMPLO:

    BRAGA, Rubem et al. Crônicas 2:: Para gostar de ler.São Paulo: Ática, 2011.

    Caso tenha interesse em adquirir este livro, clique aqui.

    d) Livros de Autoria desconhecida

    Em caso de autor desconhecido, para elaborar as referências bibliográficas, deve-se iniciar com o título da obra em caixa alta, seguido do local de publicação, da editora e do ano de publicação.

    Seguindo as diretrizes da ABNT, o livro deverá ser referenciado da seguinte forma:

    TÍTULO: Subtítulo. Edição. Local da publicação (Cidade): Editora, data de publicação.

    EXEMPLO: (fornecido naABNT NBR 6023)

    PEQUENA biblioteca do vinho. São Paulo: Lafonte, 2012.

    Referências bibliográficas ABNT de SITES

    Ao se utilizar dados e informações disponíveis na internet, você deverá fazer a referência do site da seguinte forma:

    Elementos essenciais:

    SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Nome da Página da Internet, Local, mês. Ano. Disponível em: link. Acesso em: dia mês ano.

    Exemplo extraído da NBR 6023/2018:

    SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998, Seção Ponto de Vista. Disponível em: http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm. Acesso em: 28 nov. 1998.

    Artigo de Revista

    arquivo completo citacao em tcc

    Nos artigos, os elementos essenciais das Referências Bibliográficas ABNT são:

    • Autor
    • Título do artigo
    • Subtítulo (se houver)
    • Título do periódico
    • Subtítulo (se houver)
    • Local da publicação
    • Numeração do ano e/ou volume
    • Número e/ou edição
    • Tomo (se houver)
    • Página inicial e final
    • Data ou período de publicação

    Desse modo, pode-se apontar o seguinte modelo de referência bibliográfica de artigo:

    SOBRENOME, Nome. Título. Nome da Revista, Cidade, vol., n., p. x-y, data.

    Exemplo extraído da NBR 6023/2018:

    ROCKE, Hans; ROSS, Johanna C. Online catalogs for and by librarians. Technical Services Quarterly,Greeley, v. 2, n. 3/4, p. 1-9, Spring/Summer 1985.

    Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses

    Referências Bibliográficas ABNT monografia_referencia_bibliografica_citacao referencias bibliograficas referências bibliográficas abnt

    Para referenciar trabalhos acadêmicos, os elementos essenciais são:

    • Autor
    • Título do artigo
    • Subtítulo (se houver)
    • Ano de depósito
    • Tipo de trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros)
    • Grau (especialização, doutorado, mestrado, graduação entre outros)
    • Curso entre parênteses
    • Vinculação acadêmica
    • Local
    • Data

    Dessa forma, pode-se fornecer o seguinte modelo de referências bibliográficas de trabalho acadêmico:

    SOBRENOME, Nome. Título: Subtítulo. Ano de depósito. Tipo de Trabalho (Grau e Curso) – Vinculação Acadêmica, local e data de defesa.

    Exemplo extraído da NBR 6023/2018:

    ALVES, Daian Péricles. Implementação de conceitos de manufatura colaborativa: um projeto virtual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

    Artigo de Jornal

    Referências Bibliográficas ABNT tcc_referencia_bibliografica_artigo_de_jornal referencias bibliograficas referências bibliográficas abnt

    No caso de se referenciar artigo de jornal, editorial, entrevista, recensão, reportagem, resenha e outros, deve-se apresentar os seguintes elementos essenciais:

    Atenção: Se não houver, na matéria de jornal seção, caderno ou parte do jornal, a paginação deverá anteceder a data nas Referências Bibliográficas ABNT.

    • Autor
    • Título do artigo
    • Subtítulo (se houver)
    • Título do jornal
    • Subtítulo do jornal (se houver)
    • Local da publicação
    • Numeração do ano e/ou volume
    • Número
    • Data de publicação
    • Seção
    • Caderno ou parte do jornal
    • Paginação

    Atenção: Se não houver, na matéria de jornal, seção, caderno ou parte do jornal; a paginação deverá anteceder a data.

    Dessa maneira, o modelo de referência de artigo e/ou matéria de jornal é:

    SOBRENOME, Nome. Título do artigo: subtítulo. Título do jornal, Cidade, numeração do  ano, n., data. Caderno, paginação.

    Exemplo extraído da NBR 6023/2018:

    OTTA, Lu Aiko. Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566 % em oito anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1.

    Obras de responsabilidade de pessoa jurídica (Empresas, Associações, Órgãos Governamentais etc)

    reparticao citacao de documento publico abnt

    Ao se tratar de entidade coletiva, tem-se como elementos essenciais das Referências Bibliográficas:

    • Nome da entidade
    • Título do documento referenciado
    • Cidade
    • Editora
    • Ano
    Assim, pode-se destacar que um modelo possível de referência:

    NOME DA PESSOA JURÍDICA. Título: Subtítulo. Cidade: Editora, ano.

    Exemplo extraído da NBR 6023/2018:

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

    Importância de se fazer as Referências Bibliográficas

    Referências Bibliográficas ABNT referencia_bibliografica_citacao_monografia referencias bibliograficas referências bibliográficas abntt

    Tendo em vista que a sua pesquisa contribuirá para o desenvolvimento de outros trabalhos acadêmicos, logo, torna-se fundamental fazer a referência correta das obras e artigos utilizados para que interessados em determinados temas tratados em sua monografia possam consultar as obras citadas.

    Além disso, citar e referenciar autores e obras demonstram que: você realizou um texto científico comprovando as suas afirmações por meio de citações, que você possui honestidade científica atribuindo corretamente os créditos de ideias citadas em seu trabalho, que você elaborou um texto comprometido com o desenvolvimento da ciência etc.

    aluno aprovado com citacao

    Assim, este elemento pós-textual demonstra a maturidade acadêmica do pesquisador o qual sabe realizar um levantamento bibliográfico adequado, conhece as normas da ABNT para referências bibliográficas, comprova as afirmações realizadas, atribui a autoria de determinadas ideias e assertivas aos verdadeiros autores etc.

    Conclusão

    banca+examinadora_referencias_bibliograficas referencias bibliograficas referências bibliográficas abnt

    Em razão do que fora exposto, não duvide que a sua banca examinadora analisará, atentamente, as suas referências bibliográficas, pois esta é, geralmente, a primeira parte a ser verificada em um trabalho acadêmico.

    Consequentemente, as referências bibliográficas ABNT revelam o posicionamento do autor, o conhecimento adquirido na pesquisa, a maturidade do trabalho acadêmico, a coerência do raciocínio etc.

    Por conseguinte, não coloque obras não utilizadas nas referências, pois, seus examinadores perguntarão por elas e você demonstrará desonestidade intelectual caso as mencione nas referências sem nunca tê-las lido.

    plagio_referencias

    Por fim, você gostaria de ter certeza de que você leu e sabe todas as normas da ABNT para trabalhos acadêmico?

    Então, nós indicaremos o número das normas ABNT que disciplinam a matéria de trabalhos acadêmicos e faremos diversos artigos sobre elas:

    1. ABNT NBR 10520/2002;
    2. ABNT NBR 14724/2011;
    3. ABNT NBR 15287/2011;
    4. ABNT NBR 6023/2018;
    5. ABNT NBR 6024/2012;
    6. ABNT NBR 6027/2012;
    7. ABNT NBR 6028/2003
    8. ABNT NBR 6034/2004.

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    Autores

    Plataformas Monografia Perfeita & Meu Artigo Científico

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Dra. Cristina Godoy

    Prof. Dra. direito usp

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®

    Deixe um comentário

    Click to access the login or register cheese

    Conteúdo Altamente Especial

    Acesse o Vídeo Agora...

    Você está a 1 passo do segredo...

    Rolar para cima