Objetivo Geral e Específico do TCC

Início
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    Introdução: Objetivo Geral e Específico TCC

    Todo projeto de pesquisa exige a apresentação dos objetivos de seu trabalho acadêmico.

    Objetivos

    Desse modo, cumpre-se mencionar que este requisito dos projetos acadêmicos decorre do fato de ser necessário saber, com clareza, quais são os objetivos perseguidos pelo pesquisador antes do início de sua pesquisa, do levantamento bibliográfico e, consequentemente, da escrita de sua monografia.

    O que é objetivo do TCC?

    Em geral, os objetivos representam a descrição referente ao que o pesquisador deseja alcançar em seu projeto.

    Os objetivos da pesquisa devem ser expostos em linguagem simples, ou seja, de fácil entendimento a todos os leitores, independentemente, do grau de proximidade para com o tema a ser estudado.

    Escrita com linguagem simples

    O objetivo deve ser direto tanto para o avaliador do projeto como para o pesquisador ou a pesquisadora.

    O objetivo da pesquisa deve se conectar à hipótese de trabalho ou, caso não seja uma pesquisa com hipótese, deve demonstrar o propósito do trabalho acadêmico (exemplo: demonstrar determinado assunto, fazer o levantamento histórico sobre determinado tema etc.).

    Podcast_sobre_objetivos_gerais_e_especificos

    Para saber mais acerca da hipótese de pesquisa, escute o nosso Podcast e veja como há tipos de pesquisa que não são compatíveis com a existência de hipótese de trabalho.

    Assim, você deve conseguir expor os seus objetivos de uma forma muito simples. Por conseguinte, mesmo uma pessoa leiga no assunto, embora não compreenda a hipótese de pesquisa (se houver), deve ser capaz de compreender os objetivos de sua pesquisa.

    Neste sentido, pode-se afirmar que os objetivos da pesquisa servem como um guia para as atividades do pesquisador ou da pesquisadora.

    Consequentemente, se a sua pesquisa é exploratória, ou seja, visa a descrever algo, não tendo como principal escopo testar a sua teoria, você estruturará os objetivos como um guia para a elaboração de sua pesquisa.

    Roteiro de Pesquisa Científica

    Por fim, cumpre-se notar que os resultados de uma pesquisa exploratória poderão auxiliar para a elaboração de uma pesquisa pautada em uma hipótese de trabalho, pois fornecerá os elementos necessários para se construir uma hipótese a ser testada.

    3. Diferença entre objetivo geral e específico

    Tendo em vista o que fora acima apresentado, cumpre-se ressaltar que os objetivos visam a apresentar o que se pretende realizar na sua pesquisa e a indicar as metas a serem alcançadas ao término do trabalho acadêmico.

    imagem_explicativa_sobre_objetivo_geral_e_específico

    Diante do exposto, pode-se afirmar que existem duas categorias de objetivos:

    Demonstram, em uma perspectiva ampla, o que se pretende realizar na pesquisa científica, isto é, qual é o principal escopo a ser alcançado;

    Trata-se de metas a serem atingidas para fornecerem o suporte para o alcance do objetivo geral. Pense que os objetivos específicos são passos a serem completados para a obtenção dos resultados esperados.

    Consequentemente, pode-se asseverar que o objetivo geral deve ser descrito em um parágrafo e, no máximo, em dois parágrafos de seu projeto de pesquisa.

    Por outro lado, os objetivos específicos são apontados em tópicos.

    Geralmente, indicam-se cinco (5) objetivos específicos.

    Além disso, é importante fornecer uma sugestão de verbos a serem empregados, dependendo do tipo de pesquisa a ser desenvolvida:

    Neste diapasão, verifica-se que os objetivos específicos são diretos e são metas que serão realizadas para se alcançar o objetivo geral de sua pesquisa científica.

    Caso você tenha gostado desta explicação e deseje conhecer o Treinamento Oficial da Monografia Perfeita®, para verificar como estabelecer os objetivos na prática por meio de vídeo-aula e áudios, clique aqui.

    4. Exemplos de objetivo geral e específico

    Após as explicações fornecidas, conforme o Método da Monografia Perfeita, torna-se essencial apresentar aos estudantes como aplicar os conhecimentos adquiridos na prática.

    Desse modo, apresentaremos exemplos de objetivos gerais e específicos para que você possa ver como elaborá-los.

    Assim, suponhamos que o seu tema delimitado de pesquisa seja a importância de audiências públicas sobre questões genéticas para o fortalecimento da democracia no Brasil no século XXI.

    Diante deste tema, um exemplo de objetivo geral de sua pesquisa seria a avaliação da relevância das audiências públicas, no que concerne à elaboração de leis, sobre questões genéticas como instrumento de fortalecimento da democracia brasileira no século XXI.

    Conforme se pode observar, o objetivo geral é construído com os seguintes elementos (pressione cada item para saber mais):

    Avaliar a relevância das audiências públicas;

    Democracia e elaboração de leis sobre questões genéticas;

    no Brasil no século XXI.

    Por consequência, nota-se que a estrutura de um objetivo geral é: ação + tema + delimitação (espacial/temporal).

    Já os objetivos específicos devem ser metas a serem cumpridas para se alcançar o objetivo geral.

    Tendo em vista que a pesquisa a ser desenvolvida é explicativa, pode-se apresentar os seguintes objetivos específicos:

    • 1) Analisar a relevância das audiências públicas em Estados Democráticos de Direito;
    • 2) Verificar as exclusões sociais que podem ocorrer em matéria genética;
    • 3) Estudar o determinismo genético para se compreender os desafios da bioética no século XXI;
    • 4) Explicar como a bioética relaciona-se com a democracia brasileira do século XXI;
    • 5) Verificar quantas audiências públicas em matéria de bioética já foram realizadas no Brasil no século XX e XXI.

    De acordo com os objetivos específicos apresentados acima, além do aluno possuir um guia de pesquisa, já poderá distribuí-los (objetivos específicos) ao longo dos capítulos da monografia, para que o objetivo geral seja atingido.

    Em resumo, nota-se que os objetivos específicos são metas a serem cumpridas para se alcançar o objetivo geral de seu TCC.

    5. Conclusão

    Em decorrência do que fora acima articulado, pode-se verificar que o objetivo é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho acadêmico.

    Desse modo, é preciso ter clareza quanto aos objetivos gerais e específicos para que seja possível iniciar o levantamento bibliográfico para a elaboração de sua monografia.

    Assim, ao se escrever o objetivo geral e os objetivos específicos, pense qual é o tipo de pesquisa que será realizada e qual é o tema a ser discutido.

    Finalmente, cumpre-se destacar que, principalmente, em pesquisas que não possuem hipóteses a serem testadas, os objetivos específicos são um roteiro para a elaboração da pesquisa acadêmica.

    Por conseguinte, recomenda-se que se pense muito bem antes de estabelecer seus objetivos.

    Caso você tenha gostado de nosso artigo, deixe um comentário e compartilhe, pois o nosso objetivo principal é ajudar ao máximo os estudantes universitários.

    6. Referências Bibliográficas

    OXFORD UNIVERSITY. Introduction to research. On-line. Disponível em: https://www.soas.ac.uk/cedep-demos/000_P506_RM_3736-Demo/unit1/page_26.htm#. Acessado em: 22 de fev. de 2020.

    COSTA, Andrea. Desenvolvimento de pesquisa. On-line. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/andreacosta/desenvolvimento-de-pesquisa/3-definicao-do-objetivo. Acessado em: 22 de fev. de 2020.

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    Autores

    Plataformas Monografia Perfeita & Meu Artigo Científico

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Dra. Cristina Godoy

    Prof. Dra. direito usp

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®

    Deixe um comentário

    Click to access the login or register cheese

    MÉTODO MONOGRAFIA PERFEITA®

    GANHE O E-BOOK GRATUITO SOBRE COMO ESCREVER SEU TCC

    EM 12 PASSOS

    Não, obrigado(a)

    Conteúdo Altamente Especial

    Acesse o Vídeo Agora...

    Você está a 1 passo do segredo...

    Rolar para cima