[ LOMBADA ABNT ] Como formatar a Lombada?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Observações preliminares

Conhecida como “lombada abnt”, trata-se de elemento pré-textual não obrigatório e que é previsto nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Tendo em vista que gera muitas dúvidas, trataremos das mais comuns.

Série Breves Lições para uma Monografia Perfeita

Antes, se essa é a sua primeira leitura na Plataforma da Monografia Perfeita, lembramos de que esta é a terceira publicação sobre os elementos pré-textuais dos trabalhos científicos mais relevantes: Trabalho de Conclusão de Curso (ou TCC), Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado e Trabalho de Faculdade. Assim, vamos analisar os elementos integrantes de uma lombada ABNT e discutir quando é apropriado utilizá-la.

Assim, com o objetivo de auxiliar todas as pessoas interessadas na formatação de trabalhos acadêmicos, elaboramos uma sequência de 25 artigos e vídeos que possibilitam a melhora da escrita científica.

A referida série possui 3 blocos e pode ser localizada no Blog da Monografia Perfeita. Neste momento, estamos analisando um elemento pré-textual (bloco 1): a Lombada ABNT.

Notamos que você terá à sua disposição diferentes ferramentas para escrever seus trabalhos acadêmicos no Plano Estudante 100% Gratuito como a Máquina de Trabalhos de Faculdade e a Máquina de Projetos de Pesquisa, sendo que ambas geram seus textos em PDF já formatados conforme as regras da ABNT.

No mesmo sentido, também apresentamos a Máquina de Monografia no Plano Avançado com o foco nas pessoas que precisam redigir seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ou Monografias em geral.

Com isso, na Série Breve Lições para uma Monografia Perfeita, é sempre indagado preliminarmente se o leitor ou a leitora necessita de formatar o seu trabalho acadêmico rapidamente. Nesta hipótese, você verá como formatar a lombada ABNT 2019.

Se for sim a resposta, duas opções são apresentadas: a fácil e a difícil.

No método fácil, todos os elementos obrigatórios e facultativos são preparados automaticamente: você responde algumas perguntas em cada elemento e o texto de suas respostas é formatado automaticamente para as normas ABNT atualizadas.

Para seguir o método fácil, você pode tanto seguir no Plano Estudante 100% Gratuito com a Máquina de Trabalho de Faculdade e a Máquina de Projeto de Pesquisa, quanto no Plano Avançado com a Máquina de Monografia, que possui duas versões para concluir seu TCC: Desafio dos 15 dias ou Desafio dos 30 dias.

Em síntese, seguindo nossas sugestões dentro de cada uma das Máquinas, você não apenas prepara o seu trabalho acadêmico sem qualquer risco de plágio, quanto aprende, além das normas de formatação, o raciocínio científico para argumentar e defender o seu posicionamento.

Na opção difícil, você receberá explicações sobre como formatar cada um dos elementos no Word conforme as normas ABNT.

Ainda, além desta sequência de publicações sobre os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, você pode também acompanhar outras séries específicas como a série Projeto de Pesquisa e a Série Trabalho de Faculdade, bem como outras planejadas para 2019 como a Série Referências Bibliográficas.

Finalmente, você tem à sua disposição o canal no YouTube da Plataforma da Monografia Perfeita e, por isso, inscreva-se e acione o sino, e, se o caso, diga se gostou para que possamos produzir mais conteúdo dedicado ao seu aprendizado constante.

Vídeo Explicativo – Lombada ABNT: o que é e como utilizá-la

No terceiro vídeo da Série Breves Lições para uma Monografia Perfeita , nós vamos explicar como formatar a lombada do seu TCC em menos de 2 minutos de acordo conforme as normas ABNT para o ano 2019.

Para isso, nós precisamos de responder algumas perguntas:
Primeiro: o que é lombada?
Segundo: qual é a função da lombada?
Terceiro: qual é a norma ABNT para lombada?
Quarto: como posso ver um modelo de lombada?

Vamos lá.

Primeiro: o que é lombada ABNT?

A lombada é um elemento opcional em monografias. É empregada em trabalhos encadernados com capa dura. A lombada também é chamada de dorso, sendo um complemento da capa, surgindo como proteção à costura das folhas.

Segundo: qual é a função da lombada?

A lombada de um livro ou de um trabalho acadêmico facilita o arquivo e a localização do trabalho na biblioteca. A lombada deve conter os mesmos elementos da capa como autor, título e ano, além do volume. Também, ela deve seguir a mesma fonte e a mesma cor da letra usada na capa.

Terceiro: qual é a norma ABNT para lombada ABNT?

As normas ABNT para a padronização da lombada estão na regra ABNT NBR 12.225: 2004, que estão em vigor até a elaboração desta publicação e a gravação do respectivo vídeo em 2019.

Além disso, você sempre deve conferir as regras da sua Faculdade ou Universidade, pois a cor da capa e da letra variam conforme a IES (Instituição de Ensino Superior).

5. Método fácil de formatação

5.1 Perguntas e respostas rápidas

Agora que você já aprendeu as principais informações sobre a lombada ABNT, saiba que a Plataforma da Monografia Perfeita disponibiliza suporte online para a formatação de todos os elementos obrigatórios e facultativos de um trabalho acadêmico.

No caso da lombada ABNT 2019, tendo em vista que se trata de elemento que segue regras específicas de cada instituição de ensino, você pode contar com a colaboração dos atendentes online para entender as normas e saber formatar corretamente antes de imprimir e fazer a capa-dura.

No que se refere aos demais elementos obrigatórios e facultativos, você dispõe, além do referido suporte, dos aplicativos que possuem um planejamento que facilitam a sua organização:

A) um vídeo explicativo para cada dia de pesquisa:
a.1) 7 vídeos para Projetos de Pesquisa;
a.2) 7 dias para Trabalhos de Faculdade;
a.3) 15 ou 30 dias para TCC.

B) um áudio explicativo para cada parágrafo:
b.1) 35 áudios para Projetos de Pesquisa;
b.2) 35 áudios para Trabalhos de Faculdade;
b.3) mais de 100 áudios para cada capítulo do TCC.

C) um editor de texto automático para as normas ABNT:
c.1) com perguntas e respostas para cada parágrafo após escutar o respectivo áudio;
c.2) com 4 opções de texto científico para auxiliar a sua redação para começar ou terminar cada parágrafo.

5.2 É possível trabalhar e fazer o TCC ao mesmo tempo?

Durante a formatação dos trabalhos acadêmicos, detalhes importantes como a lombada, muitas vezes, são esquecidos tendo em vista a quantidade de itens obrigatórios e facultativos que devem ser observados.

A Plataforma da Monografia Perfeita entende que, sim, é possível conciliar o trabalho científico e o trabalho não acadêmico desde que o aluno ou a aluna possua o método certo.

Não é fácil, mas é possível se feito com antecedência e da maneira correta desde o início e, por isso, foram desenvolvidos tanto o suporte online quanto os aplicativos gratuitos (Máquina de Projetos de Pesquisa e Máquina de Trabalhos de Faculdade) quanto avançados (Máquina de Monografia) para lhe guiar do começo ao fim.

6. Método difícil de formatação

O caminho alternativo para a formatação de qualquer trabalho acadêmico é o mais comum, ou seja, a utilização do aplicativo Word.

Em que pese a norma ABNT não estar automaticamente disponível dentro do Word, a Plataforma da Monografia Perfeita disponibiliza um tutorial exclusivo sobre como fazer a sua instalação, o que irá lhe ajudar, inclusive, para formatar a “lombada abnt”.

Caso tenha interesse, entre em contato com o nosso suporte online para receber diretamente em seu e-mail as instruções específicas sem qualquer custo.

7. Exemplos de Lombada ABNT para TCC

Vejamos alguns exemplos de lombada além daqueles apresentados na ABNT NBR 12.225: 2004.

Você pode conferir modelos de lombada no sítio eletrônico do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF / USP).

Como você pode perceber, o elemento pré-textual lombada deve ser preparado na gráfica onde você decidir imprimir a sua monografia e, por isso, conforme já observamos, não deixe de observar os requisitos específicos da sua faculdade ou universidade para que a lombada obedeça ao padrão exigido.

8. Conclusão

O que você achou? Caso queira ler mais artigos ou assistir vídeos rápidos, marque como gostei no YouTube e siga para o próximo vídeo da nossa Série Breves Lições para uma Monografia Perfeita para saber como fazer com agilidade todos os demais elementos como a folha de rosto e a folha de aprovação.

Caso seja a sua primeira leitura, aproveite para se inscrever e acionar o lembrete em nosso canal no YouTube, bem como para visitar a nossa página www.monografiaperfeita.com.br para experimentar a Máquina de Monografia.

Lembre-se de que você também pode assistir as séries de vídeos-tutoriais rápidos para aplicativos com acesso 100% gratuito como a série para Projeto de Pesquisa, a série para Trabalho de Faculdade e a série para Referências Bibliográficas.

Obrigado por acompanhar este tutorial da Plataforma da Monografia Perfeita e até o próximo elemento pré-textual: a folha de rosto.

Referências bibliográficas

  1. ABNT NBR 12.225: 2004
  2. ABNT NBR 14724:2011
  3. Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF / USP)
  4. Estrutura do TCC do Blog da Monografia Perfeita
Summary
Lombada ABNT 2019
Article Name
Lombada ABNT 2019
Description
Com este artigo, você aprenderá o que é, como fazer e quando utilizar uma Lombada ABNT conforme as Normas ABNT. Veja os nossos vídeos informativos e infográficos explicando tudo sobre a Lombada ou Dorso de um trabalho acadêmico.
Author
Publisher Name
Monografia Perfeita
Publisher Logo

Autores

Plataformas Monografia Perfeita & Meu Artigo Científico

Prof. Dra. Cristina Godoy

Dra. Cristina Godoy

Prof. Dra. direito usp

IMG_Rafael_meira_silva_transparente

Dr. Rafael Meira

Gestor Codex Data®

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA A CAPA E A FOLHA DE ROSTO NO APP

EXPERIMENTE

GRATUITO

Não, obrigado(a). Essa não é a minha prioridade.
FORMATAÇÃO AUTOMÁTICA ABNT

MÉTODO MONOGRAFIA PERFEITA®

GANHE O E-BOOK GRATUITO SOBRE COMO ESCREVER SEU TCC

EM 12 PASSOS

Não, obrigado(a)
Rolar para cima