[ Lista de Tabelas ] 1 Vídeo Explicativo + Método Fácil

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Observações preliminares

Neste post, será analisado o tema relativo a listas de tabelas segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Série Breves Lições para uma Monografia Perfeita

Na nossa Série Breve Lições para uma Monografia Perfeita, primeiro, assista a um vídeo contendo a explicação de como montar uma lista de tabelas utilizando o método fácil ou o método difícil.

No método fácil, será construída a lista de tabelas do seu TCC em menos de 1 minuto, sendo que esta lista já sairá formatada de acordo com as normas ABNT de 2019. Dessa maneira, utilize a Máquina de Monografia e você fará, rapidamente, os elementos pré-textuais de seu trabalho acadêmico.

Por outro lado, no método difícil, nós explanaremos, se você preferir, como montar a sua lista de tabelas do TCC conforme as normas da ABNT empregando o Word, editor de texto, com frequência, utilizado pelos estudantes.

Vejamos!

Antes de começarmos, apenas gostaríamos de mencionar que outras séries de vídeos serão publicadas em breve, como, por exemplo, a série Projeto de Pesquisa, a Série Trabalho de Faculdade, a série Referências Bibliográficas etc.

Dessa forma, siga o nosso canal e inscreva-se, selecionando o sino, além de assinalar como gostei no vídeo do YouTube para que possamos postar cada vez mais vídeos interessantes e objetivos.

Vídeo Explicativo – Lista de Tabelas: o que é e quando utilizá-la?

Qual é a norma da ABNT que dispõe acerca das listas de tabelas?

A norma da ABNT é a NBR 14724/2011 que disciplina a matéria concernente às listas de um trabalho acadêmico.

 

O que é uma lista de tabelas ABNT?

Constitui um elemento opcional apresentado após a lista de ilustração (se houver). Caso não haja lista de ilustrações, a lista de tabelas será inserida após o resumo em língua estrangeira.

 

O que deve conter na lista de tabelas segundo a ABNT?

Deve ser elaborada a lista segundo a ordem de tabelas apresentadas ao longo do TCC, sendo que, para cada item apresentado, deverá ser atribuído um nome específico, seguido de travessão, título da tabela e número da página em que se encontra.

 

O que são os tabelas?

Tratam-se de formas não discursivas de apresentar dados e informações, sendo que os dados numéricos formam a informação central da tabela.

 

Como fazer a lista de tabelas?

 

O título em negrito será Lista de Tabelas. Após, deve-se colocar o nome específico da tabela e o número em algarismo arábico conforme a ordem de apresentação no texto. Depois do número, inserir travessão e indicar o título de cada tabela. Por fim, apontar o número da página em que se encontra a tabela.;

 

Exemplo de estrutura:

 

Lista de Tabelas

 

Tabela 1 – Crescimento de Advogados por Habitante no Brasil na última década…… 20

Tabela 2 – Pirâmide Etária dos Advogados no Brasil em 2019 …………………………….. 31

 

Como formatar as listas de tabelas?

Papel e cor de fonte

A cor da fonte é preta, o papel deverá ser branco ou reciclado, no formato A4 (21 cm X 29,7 cm).

Fonte

A fonte deve ser Times New Roman ou Arial tamanho 12.

Observação: O tamanho da fonte deverá ser inferior a 12 nas legendas e nas fontes das tabelas apresentadas no texto do trabalho acadêmico.

Margens

As margens do anverso são:

Esquerda: 3 cm;

Direita: 2 cm;

Superior: 3 cm;

Inferior: 2 cm.

Espaçamento

Todo o texto deve conter espaçamento entre linhas de 1,5.

Observação: Nas legendas das tabelas, o espaçamento é simples.

Indicativo de Seção

Conforme o item 5.2.3 da NBR 14724/11, não há indicativos numéricos nos títulos das listas de tabelas.

 

Como apresentar as tabelas, corretamente, no corpo do texto da monografia?

A apresentação de qualquer tipo de tabela no corpo do texto deve ser realizada da seguinte maneira:

Parte Superior da Tabela

Na parte superior, deve-se iniciar com o termo Tabela acompanhada do número sequencial da ordem de apresentação das tabelas ao longo do texto. O número deve ser em algarismo arábico. No texto, deve existir a menção à tabela e seu número. Após o número, deve ser inserido o travessão e, após este, deve ser atribuído um título.

O título da tabela deve possuir as seguintes características: completude, concisão e clareza, indicando-se o conteúdo da tabela em sua completude. É recomendável a seguinte ordem de apresentação: natureza do fenômeno observado (o que?), variáveis utilizadas para analisar o fenômeno (como?), local onde o fenômeno ocorre (onde?) e época em que ocorreu ou ocorre (quando?).

Lembre-se de que o título deve ser grafado com letras minúsculas (exceto a primeira letra), utilizando-se as regras gramaticais da língua portuguesa, com espaçamento simples entre linhas.

Exemplo:

Tabela 1 – Número e proporção de advogados por habitante, segundo regiões geográficas, Brasil, 2019.

 

 

Parte Inferior da Tabela

Na parte inferior, é necessário apontar a fonte consultada, ou seja, a entidade responsável por fornecer os dados utilizados ou a referência do documento onde foram extraídos os dados.

O nome da entidade responsável pela apresentação dos dados deve aparecer por extenso ou deve ser empregada a sua abreviação se conhecida nacional e internacionalmente (Exemplo: IBGE).

Se a fonte consultado for uma publicação, é necessário apontar a referência completa do documento, ou a referenciar no final da tese.

O termo Fonte deve conter a sua primeira letra em maiúsculo e a expressão deve ser seguida por dois pontos. Exemplo: Fonte: IBGE, 2019.

Quanto às notas e às chamadas, são esclarecimentos gerais ou específicos concernentes ao conteúdo da tabela. Devem ser inseridas após a Fonte.

As notas gerais devem ser indicadas em linha própria, podendo ser numerada ou não; podendo-se, portanto, ser indicadas por símbolos gráficos, como o asterisco.

As notas específicas devem esclarecer detalhes quanto às casas, colunas e linhas da tabela. Devem ser indicadas por símbolos gráficos ou algarismos arábicos.

O termo Nota deve ser grafado com a primeira letra inicial maiúscula, seguida de dois pontos.

Exemplo: (Lembre-se que a fonte deve ser inferior a 12 para a indicação de fontes e notas da tabela)

Fonte: IBGE, 2019.

Notas:

*A pesquisa utilizou a seguinte metodologia ___________

** Inclui advogados e advogadas, não havendo diferenciação quanto ao gênero.

(1) Dado aproximado

(2) Dado obtido mediante ______________

 

Citação no texto

As tabelas devem ser citadas no corpo do texto. Além disso, as tabelas devem ser apresentadas no texto o mais próximo possível do parágrafo em que é citada.

Exemplo de citação no corpo do texto: Segundo Tabela 109, pode-se verificar que …

 

 

Quais são as recomendações gerais para elaborar tabelas?

A tabela deve ser, suficientemente, completa para ser entendida, contendo apenas os dados relevantes para a compreensão. A sua estrutura deve ser simples, objetiva e lógica.

As tabelas podem ser intercaladas no texto de seu TCC ou após o trecho em que foi citada pela primeira vez. É importante que a sua visualização seja natural no contexto de leitura.

Se a tabela for muito extensa e não couber em uma página, você deverá adotar uma das seguintes medidas:

  • Apresentar em anexo para não dificultar a leitura;
  • Na parte inferior da tabela em que não é fechada, pois continuará na página seguinte, colocar o termo “continua” no cato inferior da página. Em seguida, na próxima página, deve repetir o número, o título e o cabeçalho da tabela, seguindo-se a expressão “continuação” entre o título e o corpo da tabela, no canto direito.

Não repetir os dados em gráficos e figuras, opte por um deles, escolhendo aquele que trouxer a melhor informação visual.

Nenhuma casa da tabela deve ficar em branco.

Por fim, as tabelas, conforme a NBR 14724 da ABNT, devem ser padronizadas de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para ler a cartilha com instruções do IBGE, veja: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf.

 

Método fácil de formatação

Perguntas e respostas rápidas

Ao se elaborar o trabalho acadêmico, despontam-se muitas dúvidas e indagações de como fazer cada um dos elementos que integram o TCC. Desse modo, a Equipe da Monografia Perfeita oferece suporte online para solucionar todas as suas questões quanto a redigir e formatar sua monografia. Além disso, são apresentados vídeos explicativos, tutoriais, áudios e ferramentas de bate-papo, para que você não gaste tempo procurando por respostas.

No que tange à lista de tabelas, trata-se de um elemento opcional que apenas é apresentado em trabalhos acadêmicos que possuem mais de uma tabela ao longo do texto. Os assinantes do Plano Avançado poderão contar com atendentes online e webinars agendados para que seja possível enviar para a gráfica uma monografia perfeita.

Tendo em vista o nosso comprometimento com o seu sucesso, os aplicativos de nossa Plataforma possuem uma estrutura que facilitará a sua organização e automatização da escrita:

  1. Um vídeo explicativo para cada dia de pesquisa;

a.1) 7 vídeos que explicam como elaborar o Projeto de Pesquisa;

a.2) 7 vídeos que auxiliam na redação de seus Trabalhos de Faculdade;

a.3) 15 ou 30 dias para TCC.

  1. B) um áudio explicativo de como escrever cada um dos parágrafos, ou seja, você contará com:

            b.1) 35 áudios para Projetos de Pesquisa;

            b.2) 35 áudios para Trabalhos de Faculdade;

            b.3) mais de 100 áudios para cada capítulo do TCC.

  1. C) um editor de texto para formatar seu trabalho, automaticamente, conforme as normas ABNT:

             c.1) com perguntas e respostas para cada parágrafo após serem ouvidos os respectivos áudios;

             c.2) com 4 opções de texto científico para auxiliar a redação para começar ou finalizar cada parágrafo de forma rápida.

 

É possível trabalhar e fazer o TCC ao mesmo tempo?

Realizar uma monografia é difícil em razão das diversas atividades paralelas a serem efetuadas pelos alunos e alunas, como, por exemplo, na maioria das vezes, trabalha-se, escreve-se os trabalhos de faculdade, estuda-se para as provas da faculdade etc. Desse modo, organização é tudo, sendo que nós cuidamos disso para você.

Desse modo, a Plataforma da Monografia Perfeita apresenta um método fácil e eficaz para conciliar todas as atividades a serem executadas pelos estudantes.

Você pode pensar como isso é possível? A rapidez e a facilidade na escrita é decorrente da previsibilidade de cada frase e da organização do pensamento.

 

Método difícil de formatação

Caso o método difícil seja a sua escolha, você poderá preparar a lista de tabelas com o Microsoft Word. Assim, usaremos a versão mais recente para explicar e fornecer cada um dos passos.

Se você desejar receber todas as nossas instruções para fazer a lista de tabelas no Word, envie-nos um e-mail  ([email protected]) ou entre em contato com o nosso suporte online. Será um prazer poder fornecer as explicações necessárias.

Tempo necessário para formatar no Word a lista de tabelas: 40 minutos.

 

Exemplo e modelo de lista de tabelas ABNT para TCC

Caso deseje receber um modelo no Word de Lista de Tabelas preparado pela Equipe da Monografia Perfeita, envie-nos um e-mail  ([email protected]) ou entre em contato com o nosso suporte online. Será um prazer poder fornecer as explicações necessárias e oferecer, gratuitamente, o modelo mais adequado às características de seu trabalho acadêmico.

Além disso, recomendamos que veja o modelo de Lista de Tabelas apresentado no site USP (http://www.biblioteca.fsp.usp.br/~biblioteca/guia/i_cap_04.htm).

Conclusão

Todas as suas dúvidas referentes a Listas de Tabelas foram solucionadas? Caso não, entre em contato conosco pelo suporte online e nós lhe ajudaremos.

Caso queira nos acompanhar, inscreva-se no nosso canal do Youtube, pois sempre haverá novos vídeos da Série Breves Lições para uma Monografia Perfeita e visite a nossa página www.monografiaperfeita.com.br para experimentar a nossa Máquina de Monografia, a solução definitiva para um TCC de sucesso.

Assim como você aprendeu sobre as Listas de Tabelas, você também tem à sua disposição outras séries de vídeos-tutoriais rápidos para os nossos aplicativos 100% gratuitos, por exemplo, a Série Breves Lições para Projeto de Pesquisa Perfeito, a série para Trabalho de Faculdade e a série para Referências Bibliográficas.

Agradecemos por seguir esta explicação da Plataforma da Monografia Perfeita e nos encontramos no próximo elemento pré-textual: lista de abreviaturas e siglas.

Observação: para nos enviar sugestão de tema: envie-nos uma mensagem para: [email protected] ou pelo nosso formulário de contato.

 

Autores

Plataformas Monografia Perfeita & Meu Artigo Científico

Prof. Dra. Cristina Godoy

Dra. Cristina Godoy

Prof. Dra. direito usp

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Dr. Rafael Meira

Gestor Codex Data®

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