[ Lista de Ilustrações ] 1 Vídeo + Exemplos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Observações preliminares

 

Neste artigo, será tratado o tema referente a listas de ilustração conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Série Breves Lições para uma Monografia Perfeita

 

Na nossa Série Breve Lições para uma Monografia Perfeita, apresentaremos um vídeo contendo a explicação de como montar uma lista de ilustração empregando o método fácil ou o método difícil.

No método fácil, será estruturada a lista de ilustração do seu TCC em menos de 1 minuto, sendo que as informações já estarão formatadas de acordo com as normas ABNT de 2019, Assim, basta utilizar a Máquina de Monografia e você fará, rapidamente, os elementos pré-textuais de seu trabalho acadêmico.

Já, no método difícil, nós explicaremos, caso você prefira, como montar a sua lista de ilustrações do TCC conforme as normas da ABNT utilizando o Word, editor de texto, frequentemente, usado pelos alunos.

Vamos lá!

Antes de iniciarmos a nossa explicação, é relevante mencionar que outras séries de vídeos serão publicadas em breve, como, por exemplo, a série Projeto de Pesquisa, a Série Trabalho de Faculdade, a série Referências Bibliográficas etc.

Desse modo, acompanhe nosso canal e não deixe de se inscrever e selecionar o sino, além de marcar como gostei no vídeo do YouTube para que possamos publicar cada vez mais vídeos interessantes e objetivos.

Vídeo Explicativo – Lista de Ilustração: o que é e quando utilizá-la?

 

Qual é a norma da ABNT que dispõe acerca das listas de ilustrações?

A norma da ABNT é a NBR 14724/2011 que disciplina a matéria concernente às listas de um trabalho acadêmico.

 

O que é uma lista de ilustração ABNT?

Trata-se de elemento opcional apresentado após o resumo em língua estrangeira.

 

O que deve conter na lista de ilustração conforme a ABNT?

Deve ser elaborada a lista conforme a ordem de ilustrações apresentadas ao longo do TCC, sendo que, para cada item apresentado, deverá ser dado um nome específico, seguido de travessão, título da ilustração e número da página em que se encontra.

 

Quais são os tipos de ilustrações?

São diversos os tipos de ilustrações, sendo que, de acordo com a BNR 14724/11, os principais são: desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos etc.

 

Como fazer a lista de ilustração?

Primeiramente, cumpre-se destacar que se houver mais de 10 ilustrações para cada tipo apresentado no TCC (desenhos, esquemas, fluxogramas etc), é recomendável a elaboração de uma lista própria para cada tipo de ilustração. Caso haja menos de 10 ilustrações por tipo, admite-se que sejam agrupadas em uma única lista, havendo agrupamentos por tipos de ilustrações na mesma lista.

Em segundo lugar, cumpre-se mencionar que as listas são estruturadas da seguinte forma:

a) Se for uma lista única, o título em negrito será Lista de Ilustrações. Em seguida, serão feitos agrupamentos conforme os tipos de ilustrações apresentadas na monografia. Após, deve-se colocar o nome do tipo de ilustração e o número em algarismo arábico conforme a ordem de apresentação no texto. Depois do número, inserir travessão e indicar o título de cada ilustração. Por fim, apontar o número da página em que se encontra a ilustração.;

 

b) Se for feita uma lista por tipo de ilustração, iniciar cada Lista com o título centralizado em negrito indicado o tipo de ilustração que será apresentada, v.g., Lista de Figuras, Lista de Desenhos, Listas de Fluxogramas etc. Em seguida, deverá ser indicado o tipo de ilustração e o número, em algarismo arábico, conforme a ordem de apresentação no texto da monografia (Exemplo: Figura 1, Figura 2, Figura 3, Figura 4 etc). Após, deve-se inserir travessão e indicar o título da ilustração. Por fim, deve-se apontar o número da página em que se encontra a ilustração.

 

Exemplo de estrutura:

 

Lista de Figuras

 

Figura 1 – Processo de decisão de compra …………………………………………………….. 20

Figura 2 – Composto de marketing ……………………………………………………………….. 31

 

Como formatar as listas de ilustração?

Papel e cor de fonte

A cor da fonte é preta, o papel deverá ser branco ou reciclado, no formato A4 (21 cm X 29,7 cm).

Observação: Apenas é possível utilizar outra cor de fonte nas ilustrações apresentadas no corpo do texto da monografia (não na lista de ilustração).

Fonte

A fonte deve ser Times New Roman ou Arial tamanho 12.

Observação: O tamanho da fonte deverá ser inferior a 12 nas legendas e nas fontes das ilustrações apresentadas no texto do trabalho acadêmico.

Margens

As margens do anverso são:

Esquerda: 3 cm;

Direita: 2 cm;

Superior: 3 cm;

Inferior: 2 cm.

Espaçamento

Todo o texto deve conter espaçamento entre linhas de 1,5.

Observação: Nas legendas das ilustrações, o espaçamento é simples.

Indicativo de Seção

Conforme o item 5.2.3 da NBR 14724/11, não há indicativos numéricos nos títulos das listas de ilustrações.

Como apresentar as ilustrações, corretamente, no corpo do texto da monografia?

A apresentação de qualquer tipo de ilustração no corpo do texto deve ser realizada da seguinte maneira:

Parte Superior da Ilustração

Na parte superior, deve-se indicar o tipo de ilustração (desenho, esquema, mapa, organograma, quadro, retrato, figura, imagem etc), seguindo-se o número de ordem de apresentação no texto em algarismos arábicos. Em seguida, deve-se inserir o travessão e o título da ilustração.

Parte Inferior da Ilustração

Na parte inferior, é necessário apontar a fonte consultada, sendo elemento obrigatório. Caso seja produção do próprio autor do TCC, indicar autoria própria. Além disso, deve-se adicionar legenda, notas e outras informações necessárias para a correta identificação da ilustração.

Citação no texto

As ilustrações devem ser citadas no corpo do texto. Além disso, as ilustrações devem ser inseridas no texto o mais próximo possível do parágrafo em que é citada.

Exemplo de citação no corpo do texto: Conforme Figura 10, pode-se notar que …

 

Método fácil de formatação

Perguntas e respostas rápidas

Ao se elaborar o trabalho acadêmico, despontam-se muitas dúvidas e indagações de como fazer cada um dos elementos que integram o TCC. Desse modo, a Equipe da Monografia Perfeita oferece suporte online para solucionar todas as suas questões quanto a redigir e formatar sua monografia. Além disso, são apresentados vídeos explicativos, tutoriais, áudios e ferramentas de bate-papo, para que você não gaste tempo procurando por respostas.

No que tange à lista de ilustração, trata-se de um elemento opcional que apenas é apresentado em trabalhos acadêmicos que possuem mais de uma ilustração ao longo do texto. Os assinantes do Plano Avançado poderão contar com atendentes online e webinars agendados para que seja possível enviar para a gráfica uma monografia perfeita.

Tendo em vista o nosso comprometimento com o seu sucesso, os aplicativos de nossa Plataforma possuem uma estrutura que facilitará a sua organização e automatização da escrita:

  1. Um vídeo explicativo para cada dia de pesquisa;

a.1) 7 vídeos que explicam como elaborar o Projeto de Pesquisa;

a.2) 7 vídeos que auxiliam na redação de seus Trabalhos de Faculdade;

a.3) 15 ou 30 dias para TCC.

  1. B) um áudio explicativo de como escrever cada um dos parágrafos, ou seja, você contará com:

            b.1) 35 áudios para Projetos de Pesquisa;

            b.2) 35 áudios para Trabalhos de Faculdade;

            b.3) mais de 100 áudios para cada capítulo do TCC.

  1. C) um editor de texto para formatar seu trabalho, automaticamente, conforme as normas ABNT:

             c.1) com perguntas e respostas para cada parágrafo após serem ouvidos os respectivos áudios;

             c.2) com 4 opções de texto científico para auxiliar a redação para começar ou finalizar cada parágrafo de forma rápida.

 

É possível trabalhar e fazer o TCC ao mesmo tempo?

Realizar uma monografia é difícil em razão das diversas atividades paralelas a serem efetuadas pelos alunos e alunas, como, por exemplo, na maioria das vezes, trabalha-se, escreve-se os trabalhos de faculdade, estuda-se para as provas da faculdade etc. Desse modo, organização é tudo, sendo que nós cuidamos disso para você.

Desse modo, a Plataforma da Monografia Perfeita apresenta um método fácil e eficaz para conciliar todas as atividades a serem executadas pelos estudantes.

Você pode pensar como isso é possível? A rapidez e a facilidade na escrita é decorrente da previsibilidade de cada frase e da organização do pensamento.

 

Método difícil de formatação

Caso o método difícil seja a sua escolha, você poderá preparar a lista de ilustrações com o Microsoft Word. Assim, usaremos a versão mais recente para explicar e fornecer cada um dos passos.

Tempo necessário: 40 minutos.

  1. Abra o seu editor de texto Microsoft Word;
  2. Crie um novo documento;
  3. Primeiro, você deverá introduzir as ilustrações, para depois realizar a lista de ilustrações no editor Word. Desse modo, apenas ao concluir o texto, será possível elaborar a lista de ilustrações;
  4. Para configurar as ilustrações para gerar a lista de ilustração, você deverá, primeiramente, selecionar, na guia, “Referências”;
  5. Em seguida, selecione “Inserir Legenda”, abrindo-se uma caixa de diálogo para inserir o título conforme a figura abaixo;
  6. Escolha o tipo de ilustração que você estará inserido no seu trabalho, selecionando a opção “Rótulo” na caixa de diálogo aberta. Caso não exista o tipo de ilustração desejado, clique em “Novo Rótulo” e introduza o tipo de ilustração desejado;
  7. Acrescente o título da ilustração na opção “Legenda” e, em seguida clique em “Ok”. Lembre-se de que a designação e a numeração são automáticas (v.g., Figura 1, Figura 2, Figura 3 …), ou seja, não há necessidade de introduzir os números em algarismos arábicos, basta apenas selecionar o tipo de ilustração desejado;
  8. O título da ilustração ficará acima da ilustração; porém, provavelmente, fora de alinhamento e formatação. Assim, deixe o cursor piscando em cima do título e clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse para selecioná-lo;
  9. Em seguida, destaque as letras da forma como desejar, não sendo necessário deixar na cor preta. Recomenda-se que o tipo de ilustração e sua numeração sejam destacadas em negrito (Desenho 1, Desenho 2, Desenho 3…). Lembre-se de que o espaçamento é simples;
  10. Abaixo da ilustração, você deverá inserir a fonte, legenda e o que for necessário para a identificação imagem;
  11. A fonte da ilustração e a legenda devem conter fonte Times New Roman ou Arial tamanho 11 ou 10;
  12. Assim, será possível alinhar a primeira letra do tipo de ilustração com a ilustração e formatar o texto. Lembre-se de que o título e a fonte da ilustração devem acompanhar as dimensões da ilustração, isto é, começa na margem esquerda e termina na margem direita da imagem. Caso ultrapasse as margens da ilustração, você deverá quebrar e fazer uma segunda linha, sendo que o texto será alinhado à primeira letra do título da linha de cima.;
  13. Após inserir todas as ilustrações em sua monografia, você deverá deixar o cursor piscando na página onde você montará a sua Lista de ilustrações;
  14. Selecione, na guia superior de seu editor de texto, “Referências” e, depois, na caixa de diálogo, no lado direito, em “Inserir Legenda”, clique no ícone “Inserir Índice de Ilustrações” (primeiro ícone);
  15. Ao clicar no ícone “Inserir Índice de Ilustrações”, será aberta uma caixa de diálogo. Selecione a opção “Nome da Legenda” e, depois, clique o tipo de ilustração inserida no trabalho. Lembre-se de que a lista será única, se houver até 10 ilustrações do mesmo tipo. Por outro lado, caso haja mais de 10 ilustrações do mesmo tipo, você deverá fazer uma lista para cada tipo de ilustração, logo, você deverá selecionar cada tipo de ilustração (quadro, desenho, figura, fluxograma etc) e clicar OK para cada um até estarem todos os tipos de ilustrações inseridos;
  16. Escreva no topo da página “Lista de Ilustrações” se for lista única (até 10 ilustrações por tipo). Caso sejam várias listas de ilustração (mais de 10 ilustrações por tipo), colocar “Lista de ________ (indicar o tipo de ilustração)” em cada uma delas. Neste caso, você deverá fazer várias listas;
  17. Centralize o título da página (Ctrl+E), “Lista de Ilustrações” ou “Lista de ________” (tipo de ilustração), escolha o tipo de fonte (Times New Roman ou Arial), observando-se o tamanho 12 e deixe em negrito (Ctrl+N);
  18. Pressione o botão marca padrão e, em seguida, aperte a tecla “Enter” do seu teclado três vezes para gerar o espaço necessário entre o título da página e as listas de ilustrações conforme demonstrado na imagem;
  19. Caso você faça qualquer alteração no seu trabalho (insira novas ilustrações ou retire algumas ilustrações), você deverá selecionar, na guia, no canto superior de seu editor, “Referências”;
  20. Em seguida, ao abrir a caixa de diálogo “Inserir Legenda”, você deverá clicar no ícone “Atualizar índice de ilustrações”;
  21. Abrirá uma caixa com duas opções: “Atualizar apenas os números de páginas” ou “Atualizar o índice inteiro”, você deverá selecionar em qual das opções a mudança será realizada na sua monografia adequa-se e clique em OK.

 

Exemplo e modelo de lista de ilustração ABNT para TCC

Observe a seguir o exemplo de Lista de Ilustração preparado pela Equipe da Monografia Perfeita.

Além disso, recomendamos que veja o modelo de Lista de Ilustração apresentado no site das Faculdades FIO (https://fio.edu.br/manualtcc/co/13_Lista_de_ilustracoes.html).

Por fim, veja um modelo Word de Lista de ilustrações segundo as Normas ABNT para download.

Conclusão

Todas as suas dúvidas referentes a Listas de Ilustrações foram solucionadas? Caso não, entre em contato conosco pelo suporte online e nós lhe ajudaremos.

Caso queira nos acompanhar, inscreva-se no nosso canal do Youtube, pois sempre haverá novos vídeos da Série Breves Lições para uma Monografia Perfeita e visite a nossa página www.monografiaperfeita.com.br para experimentar a nossa Máquina de Monografia, a solução definitiva para um TCC de sucesso.

Assim como você aprendeu sobre as Listas de Ilustrações, você também tem à sua disposição outras séries de vídeos-tutoriais rápidos para os nossos aplicativos 100% gratuitos, por exemplo, a Série Breves Lições para Projeto de Pesquisa Perfeito, a série para Trabalho de Faculdade e a série para Referências Bibliográficas.

Agradecemos por seguir esta explicação da Plataforma da Monografia Perfeita e nos encontramos no próximo elemento pré-textual: lista de tabelas.

Observação: para nos enviar sugestão de tema: envie-nos uma mensagem para: [email protected] ou pelo nosso formulário de contato.

Autores

Plataformas Monografia Perfeita & Meu Artigo Científico

Prof. Dra. Cristina Godoy

Dra. Cristina Godoy

Prof. Dra. direito usp

IMG_Rafael_meira_silva_transparente

Dr. Rafael Meira

Gestor Codex Data®

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA A CAPA E A FOLHA DE ROSTO NO APP

EXPERIMENTE

GRATUITO

Não, obrigado(a). Essa não é a minha prioridade.
FORMATAÇÃO AUTOMÁTICA ABNT

MÉTODO MONOGRAFIA PERFEITA®

GANHE O E-BOOK GRATUITO SOBRE COMO ESCREVER SEU TCC

EM 12 PASSOS

Não, obrigado(a)
Rolar para cima