[ FOLHA DE ROSTO ] 5 dicas + Método Fácil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Observações preliminares

Trataremos neste breve artigo sobre como fazer a folha de rosto do seu TCC de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Série Breves Lições para uma Monografia Perfeita

No quarto vídeo da Série Breve Lições para uma Monografia Perfeita, nós temos duas alternativas para lhe recomendar: a fácil e a difícil.

Na primeira, que é a mais fácil, nós iremos montar a folha de rosto do seu TCC em menos de 1 minuto e já formatada conforme as normas ABNT para o ano 2019 usando a Máquina de Monografia, em outras palavras, você faz ao mesmo tempo em que é guiado.

Na segunda, que é o caminho mais difícil, nós iremos explicar como a folha de rosto do seu trabalho de conclusão de curso deve ser formatada, por exemplo, no Word em consonância com as normas ABNT.

Vamos lá.

Antes, é importante destacar que também temos outras séries de vídeos, como a série Projeto de Pesquisa, a Série Trabalho de Faculdade, a série referências bibliográficas e muitas outras que serão adicionadas em breve.

Por isso, para acompanhar as novidades do nosso canal, não deixe de se inscrever e acionar o sino, além de marcar como gostei no vídeo no YouTube para que possamos continuar com mais vídeos interessantes e objetivos.

Vídeo Explicativo – Folha de Rosto: o que é e como utilizá-la

Primeiro: o que é a folha de rosto e qual é a sua função?

Conforme a ABNT, a folha de rosto é um dos elementos pré-textuais obrigatórios, porque permite a identificação trabalho. Ela é localizada após a capa.

Segundo: como deve ser a descrição da folha de rosto de um TCC?

A folha de rosto deve conter as seguintes informações em uma página de papel A4: a) nome do(a) autor(a) (em caixa alta);
b) título do trabalho;
c) cidade;
d) ano;
e) breve descrição do trabalho (isto é, a natureza do trabalho) com espaçamento simples e com aproximadamente três linhas; e
f) o nome do(a) orientador(a).

Terceiro: onde deve ser inserida a ficha catalográfica?

A ficha catalográfica deve ser inserida no verso da folha de rosto na parte inferior.

Quarto: como devem ser dispostos o título e o subtítulo na folha de rosto?

Caso haja título e subtítulo, estes devem ser separados pelo sinal de dois pontos.

É, portanto, diferente da capa, em que não se usa os dois pontos e ambos ficam em linhas separadas.

Quinto: como deve ser a descrição da folha de rosto de um TCC?

Vejamos: a descrição possui, em geral, a seguinte redação:

TCC apresentado como requisito obrigatório para a conclusão da Graduação em … (pode ser também Curso de Especialização ou MBA por exemplo).

5. Método fácil de formatação

Agora, veremos como formatar todo o seu TCC com muita facilidade, especialmente com a Máquina de Monografia no Plano Avançado.

Observe que o mesmo procedimento para gerar a folha de rosto também é aplicável na Máquina de Trabalhos de Faculdade no Plano Estudante 100% Gratuito.

5.1 Perguntas e respostas rápidas

O método fácil da Monografia Perfeita consiste em:
A) curtas perguntas realizadas pelo sistema como qual é o nome do autor ou da autora ou qual é o título do seu trabalho;
B) as respostas são inseridas em uma caixa de texto pelo estudante;
C) é gerado um PDF totalmente ajustado às normas da ABNT e disponível para download e impressão.

5.2 Passo-à-Passo da Folha de Rosto na Máquina de Monografia

Depois de visualizar o seu Painel Geral da Monografia Perfeita, você verá o item 2, que possui os primeiros elementos pré-textuais obrigatórios como a capa e a folha de rosto. Assim, pressione o botão acessar.

Em seguida, pressione o item “capa, folha de rosto e folha de aprovação” no centro da tela.
Agora, pressione o item Dados da Folha de Rosto. Você verá quatro campos que deverão ser preenchidos:
O primeiro campo é o Tipo de Trabalho, que apresenta algumas opções e dependerá do seu objetivo, ou seja, Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado.
O segundo campo corresponde à preposição e serve para ajustar a sua folha de rosto ao nome da sua instituição de ensino, então, se for feminino, por exemplo, Universidade ou Faculdade, você deve escolher a segunda opção “à” com crase e se for masculino, por exemplo, Centro Universitário, você deve escolher a primeira opção “ao”.
O terceiro campo corresponde à identificação do seu orientador: se for um professor, escolha orientador, se for uma professora, escolha orientadora.
O quarto campo é o espaço reservado para inserir o nome completo do orientador ou da orientadora. Se necessário, não se esqueça de indicar a sua titulação antes do nome, por exemplo, Professora Titular ou Professor Associado ou Professor Doutor.
Agora, podemos visualizar o PDF que será gerado automaticamente já formatado para as normas ABNT.
Observe que alguns campos já estavam preenchidos no item capa explicado na publicação anterior do Blog da Monografia Perfeita.
Depois, basta pressionar enviar para receber os seus arquivos PDF.
Os seus arquivos estarão todos prontos para serem impressos.

5.3 É possível trabalhar e fazer o TCC ao mesmo tempo?

A resposta da Plataforma da Monografia Perfeita é sim. A necessidade de trabalhar e estudar é uma realidade do cenário brasileiro, mas a determinação para progredir também o é.
Assim, o método fácil permite que todos os trabalhos acadêmicos sejam feitos com tranquilidade, porque o aluno ou a aluna pode sempre salvar o seu progresso para continuar mais tarde.
Nesse sentido, a facilidade da Plataforma da Monografia Perfeita está em garantir a organização, o método pelos aplicativos e o suporte online para lhe ajudar do começo ao fim tanto no Plano Estudante 100% Gratuito quanto no Plano Avançado seja no Projeto de Pesquisa, no Trabalho de Faculdade, nas Referências Bibliográficas ou na sua Monografia Perfeita.

6. Método difícil de formatação

Agora, veremos o caminho mais difícil, que é fazer sem a Máquina de Monografia.

Se você ainda prefere o caminho mais difícil, teremos a pergunta: como fazer uma folha de rosto em um editor de texto comum, por exemplo, no Word?

O editor Microsoft Word, em sua versão mais recente ( para o ano de 2019), possui uma galeria de folhas de rosto já estruturadas, bastando você substituir as informações presentes no modelo pelas suas.

Basta entrar na guia Inserir, localizar o grupo Páginas e pressionar a opção Folha de Rosto e fazer as alterações necessárias em qualquer dos modelos disponibilizados.

Nós sugerimos que utilize o padrão “íon (claro)” e, neste caso, pressione com o botão direito do mouse sobre cada uma das três expressões de texto e selecione “remover controle de conteúdo”. Em seguida, substitua pelo texto indicado na pergunta cinco acima e faça os ajustes das margens, espaçamento, alinhamento, tipo de fonte e cor da fonte.

7. Exemplo e modelo de folha de rosto ABNT para TCC?

Caso deseje verificar um modelo de folha de rosto, na página www.monografiaperfeita.com.br, você pode gerar tanto a sua capa quanto a sua folha de rosto gratuitamente e de maneira automática, bastando preencher os campos indicados.

8. Conclusão

Nas próximas publicações, estudaremos outros elementos pré-textuais como a errata e a folha de aprovação além de mais elementos importantes como a dedicatória, a introdução, as referências bibliográficas, o sumário dentre muitos outros.

O que você achou? Se acompanhar esta série de publicações, marque o vídeo indicado acima como gostei no YouTube e siga para o próximo da nossa Série Breves Lições para uma Monografia Perfeita 2019 para aprender como fazer rapidamente todos os demais elementos como a folha de aprovação, os resumos, o sumário, a introdução e muitos outros.

Se você é novo por aqui, não deixe de se inscrever e acionar o lembrete em nosso canal e de visitar a nossa página www.monografiaperfeita.com.br/experimente para testar a Máquina de Monografia.

Recorde-se de que nós também temos outras séries de vídeos-tutoriais rápidos para aplicativos com acesso 100% gratuito como a série para Projeto de Pesquisa, a série para Trabalho de Faculdade e a série para Referências Bibliográficas.

Obrigado por acompanhar este tutorial da Plataforma da Monografia Perfeita e até o próxima publicação: errata.

Referências bibliográficas:

  1. ABNT NBR 14724:2011
  2. Universidade Federal do Paraná
  3. Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF / USP)
  4. Microsoft Word
  5. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP)
  6. Faculdades Ourinhos

Caso você não queira se preocupar em formatar qualquer elemento pré-textual, textual ou pós-textual, conheça a nossa Máquina de Monografia.

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe este post.

Sugestão de tema: envie-nos uma mensagem para [email protected] ou pelo nosso formulário de contato.

Autores: Dra. Cristina Godoy Bernardo de Oliveira e Dr. Rafael Meira Silva.

Monografia Perfeita

Monografia Perfeita

Esta publicação foi realizada para auxiliar todos os estudantes e pesquisadores dedicados ao aprimoramento da pesquisa científica brasileira. Caso tenha sugestões ou observações, por favor, deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quem somos

A Monografia Perfeita é a sua Plataforma Gratuita para elaboração guiada de Projetos de Pesquisa e de Trabalhos de Faculdade. Também, você poderá experimentar o aplicativo para escrita rápida e direcionada de seu TCC.

Publicações recentes

SIGA-NOS NO FACEBOOK

Quer terminar seu TCC  em

15 dias?

Nós temos a solução definitiva.

Rolar para cima
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

Experimente:

TCC em 15 dias conforme Normas ABNT

Método e aplicativo para começar e terminar seu TCC com facilidade

TCC em 30 dias conforme Normas ABNT

TCC em 30 dias

Experiência completa em pesquisa acadêmica aprofundada e objetiva

Projeto de Pesquisa conforme Normas ABNT

Planeje seus passos com tranquilidade com o aplicativo exclusivo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

Conteúdo:

TCC em 10 Passos

TCC em 10 Passos

Guia simplificado para direcionar seu TCC do começo ao fim

Blog

Blog da Monografia

Entenda regras da ABNT e métodos científicos para escrever bem

Cursos 2019

Cursos 2019

Saiba tudo sobre metodologia, argumentação etc.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

Aplicativos:

Painel Geral de Aplicativos

Painel Geral

Veja todos os aplicativos disponíveis na Plataforma da Monografia Perfeita

Máquina Expressa de TCC - 15 dias

Máquina Expressa

Escreva seu TCC em 15 dias da capa à defesa perante à banca

Máquina Completa - TCC em 30 dias

Máquina Completa

Escreva TCC em 30 dias da capa à defesa perante à banca​

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

Sobre nós:

Quem Somos - Equipe da Monografia Perfeita

Quem somos

Conheça os principais autores e responsáveis pela Monografia Perfeita

Depoimentos

Depoimentos

Veja o que alunos e alunas dizem sobre a qualidade dos nossos materiais

Publicações

Publicações

Visualize onde nossos artigos são citados pelo público em geral

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

Quem somos:

Cristina

Cristina Godoy

Autora e Professora Doutora da USP. Pós-Doutora pela Univ. Paris I

img_rafael_meira_silva

Rafael Meira

Autor e Doutor pela USP. Pesquisador em Direito Público

felippe-meira

Felippe Meira

Editor e Locutor. Formado na Cásper Líbero e especializado em Roteiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Depoimentos

Eretusa Teixeira

"A Máquina de Monografia agiliza muito o trabalho do começo ao fim."

Depoimentos

Miriam Godoy

"O método é fantástico. Fiquei impressionada com as explicações em áudio."

Depoimentos

"Tudo é muito objetivo. É ideal para alunos e alunas de todas as áreas."

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

Publicações exemplares:

Publicações

Jornal da USP

Exemplo de Artigo sobre decisão do STF e liberdade religiosa na esfera pública

Publicações

JOTA

Artigo publicado em 2019 no Jota sobre o futuro da Democracia e algoritmos