[ CAPA ABNT ] Como fazer capa de trabalho ABNT

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Quer saber como fazer uma Capa de Trabalho ABNT em 1 minuto?

No segundo vídeo da Série Tutoriais da Monografia Perfeita 2019, nós iremos montar a Capa ABNT do seu TCC em menos de 1 minuto e já formatada para o ano 2019. Você verá como gerar, gratuitamente, a Capa de Trabalho ABNT.

Quais são as regras da ABNT para capa de trabalho?

O que é capa de TCC? E o que deve conter na capa?

Conforme as regras de 2019 da normas ABNT, capa é elemento pré-textual obrigatório e deve conter os aspectos principais para a identificação do trabalho, que são o nome da Instituição de Ensino Superior (IES) com letras maiúsculas, curso, autor(a), título, subtítulo (se houver) cidade e ano.

Desse modo, o infográfico abaixo com dados do que deve conter em uma capa de trabalho abnt pronta.

Infográfico

Formatação da Capa

Além disso, observe que todas as informações devem ser escritas com letras maiúsculas, sendo que o subtítulo apenas tem a primeira letra maiúscula.

Também, recomenda-se que, entre o nome do curso e o nome do autor ou da autora, haja um espaçamento de, pelo menos, três linhas, para não existir uma confusão visual em sua capa abnt 2019.

Onde começa a contagem de páginas conforme as normas ABNT?

Neste sentido, é importante notar que a capa abnt não é incluída na contagem de páginas e, portanto, não deve incluir qualquer algarismo arábico ou romano referente à numeração do trabalho científico. 

Assim, a contagem se inicia a partir da folha de rosto (alguns chamam de contra capa), mas somente pode ser visualizada a partir da introdução de acordo com as normas ABNT.

Qual é a margem da capa de um trabalho acadêmico segundo a ABNT?

Primeiramente, vamos verificar como formatar a capa abnt, devendo-se destacar que é a mesma margem de todo o trabalho acadêmico:

  • a) margem esquerda: 3cm;
  • b) margem superior: 3 cm;
  • c) margem direita: 2cm; e
  • d) margem inferior: 2 cm.

Qual é a fonte que se deve usar na capa de TCC?

Tendo em vista o que fora apresentado acima, vamos ver agora que fonte utilizada na capa do trabalho abnt pronta é a Arial ou a Times New Roman e deve ter tamanho 12. 

Ademais, note que é importante checar se a instituição de ensino superior possui alguma determinação sobre o tipo de fonte que deverá ser utilizado na capa dos trabalhos acadêmicos.

Como fazer a Capa da Monografia conforme as Normas ABNT

Diante do que fora apresentado n segundo vídeo da Série Breve Lições para uma Monografia Perfeita, nós temos duas opções para lhe apresentar: a fácil e a difícil.

Agora, vejamos as duas opções, sendo que você poderá selecionar a que melhor se adequar a seu perfil.

Na primeira, que é a opção mais fácil para fazer a capa de trabalho ABNT, nós iremos montar a capa do seu TCC em menos de 1 minuto e já formatada conforme as normas ABNT para o ano 2019 usando a sua Máquina de Monografia, ou seja, você faz ao mesmo tempo em que aprende.

Por outro lado, na segunda, que é o caminho mais difícil, nós iremos explicar como a capa do seu trabalho de conclusão de curso deve ser formatada, por exemplo, no Word conforme as normas ABNT.

Método Fácil vs. Método Difícil

Vejamos o quadro comparativo para fazer a Capa de Trabalho ABNT

Assim, pressione cada item para visualizar o passo-à-passo das imagens. 

Finalmente, vejamos a seguinte observação: caso você esteja lendo no celular, mova o dedo no sentido das laterais para ver as duas colunas.

Método Fácil
11 Passos
Método Difícil
32 Passos
1 Blog da Monografia Perfeita Primeiramente, acesse a página www.monografiaperfeita.com.br/experimente Em primeiro lugar, abra o seu editor de texto Microsoft Word;
2 Agora, pressione o item Dados da Capa. Assim, você verá seis campos que deverão ser preenchidos. Em seguida, selecione a barra “Layout” no menu superior da tela;
3 Desse modo, você verá o primeiro campo que é Instituição de Ensino, devendo conter o nome da sua Faculdade ou Universidade sem abreviações que deverá constar na capa de trabalho abnt. Subsequentemente, clique em “ Margens”;
4 Posteriormente, você verá o segundo campo que é Nome do Curso, devendo-se inserir o nome completo do curso realizado sem abreviações. Exemplos: Curso de Ciências da Computação, Curso de Ciências Jurídicas e Sociais e Curso de Engenharia Elétrica. Ademais, este é item também obrigatório em toda capa de trabalho ABNT 2019. Após clicar margens, pressione a última opção “Margens Personalizadas”;
5 Depois, você verá o terceiro campo que é o nome completo do autor ou da autora também sem abreviações. Logo em seguida a janela se abrirá, altere os dados das margens para a seguinte configuração:
a) superior: 3 cm ;
b) inferior: 2 cm;
c) esquerda: 3cm; e
d) direita: 2cm.
Após, pressione o botão OK.
6 Logo após, você deverá preencher o quarto campo que é o título e o subtítulo do seu trabalho. Por conseguinte, lembre-se de que o subtítulo é opcional e, se o caso, deve aparecer abaixo do título. Consequentemente, não se esqueça de selecionar o item “Página Inicial” do menu superior da sua tela;
7 Assim, você poderá adicionar o quinto campo que é o local da entidade, ou seja, o local onde está a sua faculdade ou universidade, que pode ser, por exemplo, o nome da cidade. Além disso, você deverá escolher a fonte desejada: Arial ou Times New Roman;
8 Por fim, o sexto campo é o ano de depósito com quatro dígitos. Exemplo: 2019. Neste sentido, lembre-se de escolher o tamanho da fonte: 12;
9 Agora, na parte inferior da tela, visualize o PDF que será gerado automaticamente já formatado para as normas ABNT. Agora, você verá sua capa PDF e poderá fazer os ajustes necessários antes de fazer o download da capa. Quanto ã inserção de letras maiúsculas, pressione a tecla “Caps Lock” do seu teclado para que todo o texto que for digitado seja com letra maiúscula. Além disso, você deve ter atenção: apenas o subtítulo (se houver) ficará com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas.
10 Depois, basta pressionar o botão “DOWNLOAD GRATUITO DOS ARQUIVOS PDF” para receber os seus arquivos PDF prontos para impressão. Desse modo, você terá a capa de trabalho abnt pronta. Se você usa o Word para o sistema operacional Windows, selecione página inicial e pressione o botão de caixa de diálogo parágrafo.
11 Dessa forma, você poderá criar uma pasta e salvar o seu arquivo em um local seguro para organizá-lo junto com os elementos elementos. Caso seja necessário, não deixe de fazer uma cópia de segurança. Fim. Se você utiliza o Word para o sistema operacional do MAC, no menu escolha “Formatar” e, depois, pressione “Parágrafo…”.
12 Depois, na janela que se abrirá, altere os dados do alinhamento para a seguinte configuração:
a) Alinhamento: centralizado;
b) Nível do tipo: corpo de texto.
Após, pressione o botão OK.
13 Também na mesma janela, substitua os dados do recuo para a seguinte configuração:
a) esquerda: 0 (zero);
b) direta: 0 (zero);
c) especial: nenhum.
14 Ainda na mesma janela, informe os dados do espaçamento para a seguinte configuração:
a) antes: 0 (zero);
b) depois: 0 (zero).
c) espaçamento entre linhas: “1,5 linhas”.
15 Diante do exposto, pressione OK para confirmar as alterações e fechar a janela de configuração do parágrafo.
16 No topo da página, o primeiro item que deve ser inserido é o nome da instituição de ensino superior (IES) em negrito. Em seguida, pressione a tecla "Enter".
Se for um trabalho escolar (para Ensino Fundamental ou Médio), informe o nome completo da escola em negrito também.
17 Além disso, deverá ser escrito o nome completo do curso. Em seguida, pressione a tecla enter do seu teclado. Se for um trabalho escolar, informe o nome da disciplina.
18 No Menu da Página Inicial, pressione a opção “Mostrar/Ocultar Marcas de Formatação” para que seja possível diferenciar os próximos parágrafos e espaçamentos.
19 Ademais, pressione 3 vezes a tecla “enter” do seu teclado. Com isso, aparecerão 3 Marcas de Formatação.
20 Neste sentido, não se esqueça de digitar o nome completo do autor ou da autora do trabalho.
21 No que tange ao espaço, pressione de 12 a 16 vezes a tecla “enter” do seu teclado. Com isso, aparecerão de 12 a 16 marcas de formatação. Observação: se o seu título for curto e não houve subtítulo, opte por 16 espaços.
22 Assim, você poderá nsirir o título do trabalho em negrito e mantenha todas as letras maiúsculas.
23 Se houver subtítulo, pressione a tecla “enter” novamente e escreva-o com apenas a primeira letra maiúscula. Observação: não utilize negrito no subtítulo.
24 Mais uma vez, pressione de 12 a 16 vezes a tecla “enter” do seu teclado. Com isso, aparecerão de 12 a 16 marcas de formatação.
Observação: a escolha da quantidade de espaços dependerá do tamanho do título (obrigatório) e do subtítulo (opcional). Não existe um número fixo de espaços na capa, porque depende da necessidade de espaços para distribuir as informações na mesma.
25 Em seguida, informe o nome da cidade onde está localizada a instituição de ensino.
Observação: não é necessário indicar o Estado (exemplo: Minas Gerais, Bahia ou Rio Grande do Sul), salvo se houver duas ou mais cidades com o mesmo nome no País.
26 Depois, pressione a tecla “enter” do seu teclado e insira o ano de depósito do trabalho com quatro dígitos. Assim, pode-se mencionar o seguinte exemplo: 2019. Este é o fim da capa.
27 Se optar por continuar com o mesmo arquivo para fazer a folha de rosto e demais elementos, pressione o item “Inserir” no menu superior e, em seguida, clique em “Quebra de página”.
28 Dessa maneira, você poderá continuar na página seguinte com nova formatação sem prejudicar a capa.
29 Se optar por salvar a capa como arquivo separado dos demais elementos do seu trabalho, salve o arquivo tanto em formato Word quanto em formato PDF.
30 Por fim, para salvar o arquivo no formato Word, pressione o item Arquivo no menu superior e, em seguida, clique em “Salvar” (se for o primeiro salvamento) ou “Salvar como” (se for uma nova versão de documento anterior, por exemplo de um modelo de capa).
31 Além disso, para salvar o arquivo no formato PDF, pressione o item Arquivo no menu superior e, em seguida, clique em “Imprimir”.
Após, selecione a opção PDF para gerar seu arquivo e pressione o item "Salvar como PDF" e, na janela seguinte, escola a pasta desejada para armazenar seu documento.
Caso tenha dúvidas para gerar seu arquivo PDF, entre em contato com a Plataforma da Monografia Perfeita ou acesse o tutorial específico do Microsoft Office (veja nas referências bibliográficas).
32 Observação: se necessário, crie uma nova pasta e salve o seu arquivo em um local seguro para organizá-lo junto com os elementos elementos.
Também, não deixe de fazer uma cópia de segurança da capa de trabalho abnt pronta.

Modelo para Normas ABNT: Capa de Trabalho Pronta - arquivo “.pdf”

Tendo em vista a ferramenta gratuita disponibilizada, você tem à disposição um modelo de capa de trabalho pronta para utilizar no Word revisada pela Equipe da Monografia Perfeita para o ano de 2019, bastando inserir os seus dados para fazer o download.

Exemplos de Capa de TCC

No que se refere aos exemplos de capa de trabalho ABNT 2019, na Plataforma da Monografia Perfeita, adotamos o modelo ABNT para a formatação, logo, por se tratar de um modelo único, a pré-visualização dos arquivos PDF fornecida por todos os aplicativos como a Máquina de Monografia e a Máquina de Trabalho de Faculdade, já atenderá com 100% de segurança todos os requisitos necessários para a sua compreensão.

Assim, para pré-visualizar um exemplo de capa de trabalho ABNT, acesse a pré-visualização atualizada e disponibilizada pela Equipe da Monografia Perfeita. 

Finalmente, veja a seguir um exemplo de capa de trabalho pronta:

Capa Monografia Perfeita

Considerações Finais sobre a Capa

Nas próximas publicações, estudaremos outros elementos pré-textuais como a folha de rosto (nome utilizado nas normas ABNT) – conhecida por algumas pessoas como contra capa, além de outros elementos importantes como as citações diretas, bem como os apêndices e anexos.

Por fim, sugerimos que a elaboração da capa de trabalho ABNT 2019 seja feita após o término da redação e da avaliação pelo orientador dos principais elementos textuais para evitar desperdício de tempo em razão de eventuais alterações no trabalho científico.

Após ler este post, você tem sugestão de tema? Por favor, use o formulário de contato.

Summary
[ CAPA ABNT 2019 ] Como fazer Capa de Trabalho ABNT?
Article Name
[ CAPA ABNT 2019 ] Como fazer Capa de Trabalho ABNT?
Description
Doutor da USP desenvolve Método Infalível para fazer Capa de Trabalho ABNT em 2 minutos. Descubra como fazer, automaticamente, a capa TCC e gerar o PDF.
Author
Publisher Name
Monografia Perfeita
Publisher Logo

Autores

Plataformas Monografia Perfeita & Meu Artigo Científico

Prof. Dra. Cristina Godoy

Dra. Cristina Godoy

Prof. Dra. direito usp

IMG_Rafael_meira_silva_transparente

Dr. Rafael Meira

Gestor Codex Data®

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FAÇA A CAPA E A FOLHA DE ROSTO NO APP

EXPERIMENTE

GRATUITO

Não, obrigado(a). Essa não é a minha prioridade.
FORMATAÇÃO AUTOMÁTICA ABNT

MÉTODO MONOGRAFIA PERFEITA®

GANHE O E-BOOK GRATUITO SOBRE COMO ESCREVER SEU TCC

EM 12 PASSOS

Não, obrigado(a)
Rolar para cima