[ Elementos pré-textuais ] 1 vídeo +método fácil

Início
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    Observações preliminares

    Trataremos neste primeiro artigo sobre os elementos pré-textuais no que se refere aos trabalhos acadêmicos mais importantes: Trabalho de Conclusão de Curso (ou TCC), Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Trabalho de Faculdade e, inclusive, Trabalho Escolar.

    Para lhe ajudar nessa fase, preparamos uma série de 25 artigos e vídeos explicativos rápidos e objetivos para lhe ajudar a escrever melhor seus textos acadêmicos. Ela está dividida em três partes e pode ser encontrada com facilidade no Blog da Monografia Perfeita.

    Blog da Monografia Perfeita

    Antes, para saber mais sobre como agilizar da maneira correta os seus textos para escrever e gerá-los automaticamente em PDF, conforme as regras da ABNT e com o auxílios de nossos aplicativos, disponibilizamos, no Plano Estudante 100% Gratuito com uso ilimitado, a Máquina de Trabalhos de Faculdade e a Máquina de Projetos de Pesquisa.

    Além disso, também oferecemos a Máquina de Monografia no Plano Avançado para quem se encontra na fase final da graduação ou da pós-graduação.

    Assim, na Série Breve Lições para uma Monografia Perfeita, nós sempre questionamos no início: você precisa de formatar a sua monografia ou trabalho de conclusão de curso ou TCC rapidamente? Então, se a resposta for positiva, nós temos duas opções para lhe apresentar: a fácil e a difícil.

    Na primeira, que é a mais fácil, nós iremos lhe ajudar a montar cada parte do seu trabalho acadêmico em poucos minutos conforme as normas ABNT para o ano 2019 usando:

    No Plano Avançado:
    A) Máquina de Monografia (Desafio dos 15 dias); ou
    B) Máquina de Monografia (Desafio dos 30 dias)

    Em resumo, com esse método e aplicativos exclusivos, você faz ao mesmo tempo em que aprende.

    Na segunda, que é o caminho mais difícil, nós iremos lhe explicar como o seu trabalho de conclusão de curso deve ser formatado no Word conforme as normas ABNT.

    Antes, apenas gostaríamos de lembrar de que também temos outras séries de vídeos, como a série Projeto de Pesquisa, a Série Trabalho de Faculdade, a série referências bibliográficas, além de muitas outras que serão adicionadas futuramente.

    Por isso, para acompanhar as novidades do canal no YouTube da Plataforma da Monografia Perfeita, não deixe de se inscrever e acionar o sino, além de marcar como gostei para que possamos continuar com mais vídeos interessantes e objetivos.

    Vamos lá.

    O objetivo da Monografia Perfeita é ajudar você a escrever melhor e a seguir todas as exigências das normas ABNT em seus trabalhos acadêmicos, isto é, tudo o que é preciso para estar de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

    Então, no primeiro vídeo que preparamos junto com este artigo, nós veremos o que significam elementos pré-textuais conforme as normas ABNT e, nos próximos vídeos e artigos da série, serão apresentados cada um dos mesmos conforme a ordem obrigatória de apresentação de seu trabalho acadêmico.

    Além disso, nós apresentaremos as respostas para as perguntas mais frequentes e forneceremos recomendações de páginas na Internet onde é possível encontrar outros modelos adequados às regras da ABNT para que você possa comparar e aprender mais.

    Antes, um detalhe importante: não se esqueça de sempre verificar as regras de sua Faculdade ou Universidade acerca dos trabalhos acadêmicos, especialmente se há alguma preferência pela fonte do texto ( como Arial ou Times New Roman) ou sobre a gramatura do papel A4 para impressão.

    Infográfico

    O que são os elementos pré-textuais?

    Conforme a norma da ABNT NBR 14724:2011, eles são a “parte que antecede o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho”.

    Em outras palavras, eles antecedem os elementos textuais (como a introdução, o desenvolvimento, a conclusão e as notas de rodapé) e pós-textuais (como as referências bibliográficas) de um trabalho científico.

    Lista de Elementos Pré-Textuais, Elementos Textuais e Elementos Pós-Textuais no Blog da Monografia Perfeita

    Qual é a finalidade dos elementos pré-textuais?

    Eles são importantes, porque facilitam, por exemplo:

    A) a apresentação escrita ou oral do trabalho científico;
    B) a entrega do trabalho acadêmico na Secretaria da Instituição de Ensino Superior (IES); e
    C) o arquivamento do documento junto às bibliotecas e aos bancos de monografias para que sejam disponibilizados ao público.

    Método fácil de formatação

    Conforme a sua necessidade, para formatar qualquer elemento pré-textual de seu trabalho acadêmico, nós sugerimos que utilize a Máquina de Monografia, a Máquina de Trabalho de Faculdade ou a Máquina de Projeto de Pesquisa.

    Tela da edição dos Elementos Pré-Textuais: Capa e Folha de Rosto na Máquina de Monografia da Plataforma da Monografia Perfeita
    Exemplo com o cronograma de dias da Máquina de Projetos de Pesquisa
    e da Máquina de Trabalhos de Faculdade

    Em qualquer uma das opções, são feitas algumas perguntas que você pode responder dentro do próprio editor da Máquina e o seu texto é ajustado automaticamente para as normas ABNT, por exemplo, se você precisa de formatar a capa, a Máquina lhe perguntará:

    • A) Qual é o seu nome completo?
    • B) Qual é o nome do seu curso?
    • C) Qual é o nome da sua instituição de ensino?
    • D) Qual é o título do seu trabalho?
    • E) Qual é o subtítulo (opcional) do seu trabalho acadêmico?
    • F) Qual é o ano de publicação (ou depósito) do trabalho acadêmico?
    Tela de preenchimento dos elementos pré-textuais: dados obrigatórios e facultativos para capa na Máquina de Monografia
    Campos para preenchimento com as informações que constam
    da capa do trabalho acadêmico

    Assim, você pode preencher os campos indicados e o PDF com a sua capa será gerado automaticamente e já formatado para as normas ABNT.

    Tela de pré-visualização da Capa na Máquina de Monografia da Plataforma da Monografia Perfeita
    Exemplo do PDF da capa já formatado para as Normas ABNT nas Máquinas da Plataforma

    Um detalhe muito importante: nós disponibilizamos o aplicativo para capa e folha de rosto para que possa rapidamente experimentar o seu funcionamento.

    Todos os demais elementos pré-textuais são gerados da mesma maneira: com muita facilidade e agilidade.

    Como conciliar o trabalho acadêmico com o trabalho profissional?

    Nós sabemos que são muitas informações e regras para serem cumpridas em tão pouco tempo e, como decorrência dessa preocupação, é preciso conciliar, muitas vezes, o trabalho profissional e o esforço acadêmico.

    Nesse sentido, a Plataforma da Monografia Perfeita desenvolveu aplicativos específicos que já formatam automaticamente a sua monografia: você preenche os campos indicados e os documentos já são gerados em PDF conforme as normas ABNT, por exemplo, o tema, a Introdução e a Conclusão nas imagens a seguir:

    Tela da edição de tema na Máquina de Trabalho de Faculdade da Plataforma da Monografia Perfeita
    Campos para edição do Tema na Máquina de Trabalho de Faculdade.
    Tela da edição dos Elementos Textuais: Introdução e Conclusão na Máquina de Monografia da Plataforma da Monografia Perfeita
    Exemplos de opções de documentos disponibilizados em PDF
    pela Máquina de Monografia: Introdução e Conclusão

    Note que todos os elementos pré-textuais podem ser formatados automaticamente com a Máquina de Monografia ou com a Máquina de Trabalho de Faculdade:

    • A) capa;
    • B) folha de rosto;
    • C) folha de aprovação;
    • D) dedicatória;
    • E) resumo em língua portuguesa;
    • F) resumo em língua estrangeira; e
    • G) sumário.
    Tela da edição do Resumo na língua vernácula na Máquina de Monografia da Plataforma da Monografia Perfeita
    Campos de edição para resumo em língua portuguesa.
    Tela da edição do Resumo na língua estrangeira na Máquina de Monografia da Plataforma da Monografia Perfeita
    Campos de edição para resumo em língua estrangeira.
    Tela da edição de Sumário na Máquina de Trabalho de Faculdade ou na Máquina de Projeto de Pesquisa da Plataforma da Monografia Perfeita
    Campos de Edição do Sumário da Máquina de Monografia.

    Além desses exemplos, conforme veremos nesta série de artigos e vídeos disponível no Blog da Monografia Perfeita, temos muitas outras soluções para os elementos textuais como a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, além dos elementos pós-textuais como as referências, o glossário, o índice etc., e, inclusive, a Máquina de Projeto de Pesquisa.

    Tela da edição do Problema-Chave na Máquina de Projeto de Pesquisa da Plataforma da Monografia Perfeita
    Exemplo de questões e recomendações de texto
    da Máquina de Projeto de Pesquisa sobre o problema-chave.

    Método difícil de formatação

    Caso opte por fazer o seu texto pelo método mais difícil, também disponibilizaremos nesta série de artigos e vídeos explicações sobre como fazer os seus elementos pré-textuais, além dos elementos textuais e dos elementos pós-textuais utilizando outras ferramentas e editores.

    No caso, demonstraremos a mais comum, que é a da empresa Microsoft com seu aplicativo Word. Assim, cada requisito obrigatório será apresentado e ilustrado com muitas imagens, dicas e recomendações sobre boas práticas para que você possa ter sucesso independentemente da escolha que faça.

    Com isso, em nossos artigos e vídeos disponibilizados no Blog da Monografia Perfeita, sempre busque, se essa for, de fato, a sua escolha, o item “Método Difícil” para que você possa seguir o passo-à-passo detalhado do começo ao fim de cada elemento.

    Vídeo Explicativo - Elementos Pré-Textuais: o que são e como utilizá-los

    Conclusão

    O que você achou? Se quiser ver mais artigos e vídeos rápidos como este, deixe seu comentário e marque como gostei no YouTube e siga para o próximo vídeo da série Breves Lições para uma Monografia Perfeita 2019 para aprender como fazer rapidamente todos os demais elementos como a capa, a folha de rosto, a folha de aprovação e muitos outros.

    Se você é novo por aqui, aproveite para se inscrever e acionar o lembrete em nosso canal do YouTube da Monografia Perfeita e de visitar a nossa página para experimentar a Máquina de Monografia.

    Lembre-se de que nós também temos outras séries de vídeos-tutoriais rápidos para aplicativos com acesso 100% gratuito como a série para Projeto de Pesquisa, a série para Trabalho de Faculdade e a série para Referências Bibliográficas.

    Obrigado por nos acompanhar até aqui. Aguardamos você no próximo artigo e vídeo da Plataforma da Monografia Perfeita, que explicará como fazer a capa.

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    Autores

    Plataformas Monografia Perfeita & Meu Artigo Científico

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Dra. Cristina Godoy

    Prof. Dra. direito usp

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®

    Deixe um comentário

    Click to access the login or register cheese

    MÉTODO MONOGRAFIA PERFEITA®

    GANHE O E-BOOK GRATUITO SOBRE COMO ESCREVER SEU TCC

    EM 12 PASSOS

    Não, obrigado(a)

    Conteúdo Altamente Especial

    Acesse o Vídeo Agora...

    Você está a 1 passo do segredo...

    Rolar para cima