Os 5 elementos pós-textuais do TCC – ABNT NBR 14724

Início
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    1. O que são os elementos pós-textuais?

    Os elementos pós-textuais são aqueles apresentados após o desenvolvimento da monografia, sendo que alguns são elementos obrigatórios, ou seja, após o desenvolvimento dos elementos pré-textuais e dos elementos textuais, podemos prosseguir para a parte final da preparação do trabalho acadêmico. 

    Conforme a norma da ABNT NBR 14724:2011, os elementos pós-textuais são “parte que sucede o texto e complementa o trabalho”.

    O fato de os elementos pós-textuais serem de natureza complementar ao trabalho acadêmico, não significa que necessitem de menor atenção neste campo de estudo, pois são relevantes para a definição, apresentação e identificação das informações apresentadas nos elementos textuais.

    2. Quais são os elementos pós-textuais?

    Os cinco elementos pós-textuais são: referências, apêndice(s), anexo(s), glossário e índice. Vejamos, detalhadamente, cada um deles na ordem em que devem ser apresentados na monografia:

    a) Referências: Elemento obrigatório onde devem ser listados todos os autores, obras e materiais consultados para a elaboração da monografia. A referência deve constar após a conclusão, sendo o primeiro elemento pós-textual.

    Tenha muita cautela ao elaborar as referências bibliográficas, não se esquecendo de mencionar as obras citadas no desenvolvimento de seu trabalho acadêmico. Além disso, não aponte referências não utilizadas em seu TCC, pois sempre é feita uma análise das obras referenciadas na bibliografia final pela banca examinadora, podendo levar a situações difíceis no momento da arguição de seu TCC.

    O fato de você ter lido, não significa que lhe autoriza referenciar determinada obra se não estiver conectada com certo campo de saber objeto de análise de seu TCC. Apenas devem ser apresentadas referências utilizadas no desenvolvimento do texto.

    As referências seguem as regras da norma ABNT NBR 6023:2018 que indica como se deve escrever o nome do autor, título e subtítulo, local de publicação, data etc., sendo que veremos cada uma delas nos nossos posts.

    Por fim, a fonte das referências é Times New Roman ou Arial 12. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.

    b) Glossário: Elemento opcional, sendo empregado caso existam palavras na monografia que não possuem um significado que é, facilmente, compreendido. Para evitar erros de interpretação em relação às palavras usadas, importante elaborar o glossário para deixar claro o sentido dos termos técnicos utilizados. Palavras estrangeiras utilizadas no trabalho acadêmico também devem constar no glossário.

    Segundo a norma ABNT NBR 14724, glossário é: “relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições”.

    Principalmente, em monografias na área de filosofia, sociologia, pedagogia, letras etc, verifica-se a necessidade de se adicionar um glossário, pois, em muitas hipóteses, é utilizado um referencial teórico que emprega determinadas palavras com um sentido específico, tornando-se importante apresentar o exato significado dos termos utilizados no TCC.

    Exemplo de Glossário fornecido pela norma ABNT NBR 14724:2011:

    Deslocamento: Peso de água deslocada por um navio flutuando em águas tranquilas.

    Por fim, ressalta-se que o tamanho da fonte no glossário é 12 (Times New Roman ou Arial), com espaçamento de 1,5 entre linhas.

    c) Apêndice: elemento opcional que se refere ao texto ou documento redigido pelo autor da monografia para reforçar a argumentação sem prejudicar a unidade do trabalho.

    Conforme a norma da ABNT NBR 14724, apêndice é “texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho”.

    A palavra APÊNDICE deve ser escrita com todas as letras maiúsculas, devendo ser seguidas por letras maiúsculas consecutivas (para identificação), travessão e o respectivo título descritivo da informação que será analisada no apêndice. Se forem utilizados muitos apêndices a ponto de esgotarem as letras do alfabeto, será necessário utilizar letras maiúsculas dobradas.

    Exemplo de apêndice

    APÊNDICE B – Avaliação do desenvolvimento econômico com base na penetração da internet em todas as regiões do Brasil

    A fonte deverá ser 12 Times New Roman ou Arial, com espaçamento de 1,5 entre linhas.

    d) Anexo: Elemento opcional que corresponde a textos ou a documentos de autoria de terceiros que foram utilizados na monografia e configuram-se como relevantes para a compreensão do trabalho.

    Além disso, facilitam a fluidez da leitura, não quebrando o corpo do texto com tabelas, ilustrações, formulários etc.

    De acordo com a norma ABNT NBR 14724: 2011, anexo é “texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração”.

    Assim, deve ser precedido da palavra ANEXO (todas as letras maiúsculas), identificado por letras maiúsculas ordenadas de forma consecutiva, travessão e o título descritivo do anexo. Caso as letras do alfabeto esgotem-se, você deverá utilizar letras maiúsculas dobradas.

    Exemplo de anexo

    ANEXO A – Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT)

    e) Índice: Elemento opcional que não deve ser confundido com o sumário que é obrigatório e elemento pré-textual. É o último elemento da monografia.

    No índice, são apresentadas palavras e/ou frases relevantes com o apontamento das páginas onde elas surgem; facilitando, portanto, a pesquisa dos assuntos e dos termos indicados no índice.

    Segundo com a norma ABNT NBR 14724: 2011, índice configura-se como a “lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto”.

    As regras de padronização de índice estão na ABNT NBR 6034: 2004, sendo uma das normas da ABNT pouco conhecidas e estudadas.  A ordenação do índice pode ser: ordenação alfabética, sistemática, cronológica, numérica e alfanumérica.

    No que diz respeito ao enfoque, de acordo com o critério que você selecionará, o índice pode ser organizado por: autores, assuntos, títulos, pessoas e/ou entidades, nomes geográficos, citações, anunciantes e matérias publicitárias. Além disso, você pode combinar duas ou mais categorias, por exemplo, índice de autores e títulos.

    3. Dicas da Equipe da Monografia Perfeita

    Os textos devem ser digitados em cor preta, podendo-se utilizar cores apenas para ilustrações.

    Quanto ao papel, pode-se utilizar papel branco ou reciclado conforme a norma ABNT NBR 14724. O formato da folha é A4 (21 cm x 29,7 cm).

    As margens devem ser: para o anverso, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; para o verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.

    Caso queira saber mais, visite o Blog da Monografia Perfeita e, se você procura um passo-a-passo, veja nossa publicação os 10 passos para uma Monografia Perfeita.

    4. Referências Bibliográficas

    Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná

    Monografias Brasil Escola

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    Autores

    Plataformas Monografia Perfeita & Meu Artigo Científico

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Dra. Cristina Godoy

    Prof. Dra. direito usp

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®

    2 comentários em “Os 5 elementos pós-textuais do TCC – ABNT NBR 14724”

    Deixe um comentário

    MÉTODO MONOGRAFIA PERFEITA®

    GANHE O E-BOOK GRATUITO SOBRE COMO ESCREVER SEU TCC

    EM 12 PASSOS

    Não, obrigado(a)

    Conteúdo Altamente Especial

    Acesse o Vídeo Agora...

    Você está a 1 passo do segredo...

    Rolar para cima