Como formatar a capa de trabalho ABNT?

Início
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    Elabore a sua Capa de maneira rápida e fácil segundo as Diretrizes das Normas ABNT. Lembre-se de que a Capa, seguindo as regras da ABNT, oferece as informações essenciais para a identificação de seu trabalho, além de mostrar a diligência do pesquisador o qual visa a se adequar às normas da ABNT.

    A ABNT NBR 14724 disciplina a matéria relacionada à elaboração de Capa. Nós apresentaremos neste post as informações essenciais para você realizar uma Capa de acordo com as normas da Associação.

    De acordo com o nosso artigo sobre os elementos pré-textuais, a Capa é um elemento pré-textual obrigatório. Desse modo, todo trabalho acadêmico deve possuir uma Capa. Além disso, cumpre-se destacar que sem este elemento obrigatório, não é possível identificar a autoria, a data, a localização e o título do trabalho.

    A Equipe da Monografia Perfeita quis facilitar o seu trabalho e já deixamos um modelo de capa pronto. Basta preencher os campos solicitados abaixo e uma capa em PDF já será gerada para download.

    Siga as etapas:

    Como o conhecimento sempre é importante, continuaremos o nosso post para que você saiba o essencial para fazer Capas conforme as regras da ABNT.

    Capa ABNT - Padronização

    A Associação Brasileira de Normas Técnicas regulou a matéria concernente à elaboração de capa, folha de rosto, sumário etc para trabalhos acadêmicos, como, por exemplo, monografia, tese, dissertação de mestrado etc.

    Desse modo, vejamos, a partir de agora, os itens obrigatórios de uma capa para monografia ou tcc.

    Estrutura de uma Capa

    A capa é a parte externa do trabalho acadêmico e deve conter as seguintes informações:

    • 1) Nome da Instituição de Ensino Superior;
    • 2) Nome do(a) autor(a) (quem escreveu o trabalho acadêmico);
    • 3) Título;
    • 4) Subtítulo (se houver);
    • 5) Cidade (local onde o trabalho foi realizado);
    • 6) Ano de apresentação do trabalho acadêmico.

    Vejamos, detidamente, cada um dos itens acima mencionados, para que você saiba como fazer a formatação seguindo as regras da ABNT (pressione cada item para saber mais):

    Deve constar no início da página. O nome da Instituição deve ser formatado da seguinte maneira: Alinhamento centralizado, Fonte Arial ou Times New Roman, todos os caracteres devem ser maiúsculos e em negrito.

    Deve constar logo abaixo do nome da IES e deve ser formatado da seguinte maneira: Alinhamento centralizado, Fonte Arial ou Times New Roman, todos os caracteres devem ser maiúsculos. Neste caso, não se aplica o negrito.

    Deve constar o seu nome na Capa, já que você escreveu o trabalho acadêmico ou o Projeto de Pesquisa.

    O nome do autor deve possuir a mesma fonte do título, sendo que o alinhamento também é centralizado. Atenção: caso o trabalho possua mais de um autor, pois há cursos em que se solicita uma monografia em grupo, os nomes deverão ser organizados em ordem alfabética.

    O título do trabalho acadêmico deve possuir a seguinte formatação: Alinhamento centralizado, Fonte Arial ou Times New Roman, com letras maiúsculas e em negrito.

    Se houver subtítulo, este deve constar abaixo do título, alinhamento centralizado, Fonte Arial ou Times New Roman, sem negrito e caracteres minúsculos.

    Local onde foi escrito o trabalho acadêmico. Em via de regra, trata-se do local onde se situa a Instituição de Ensino Superior (IES). As letras deverão ser maiúsculas (caixa alta) e o alinhamento deve ser centralizado.

    Deve-se inserir o ano em que o trabalho acadêmico foi apresentado. O ano consta abaixo da cidade, devendo possuir alinhamento centralizado também.

    Outras informações:

    Caso você não utilize a nossa máquina de monografia, você poderá formatar o seu trabalho acadêmico em algum editor de texto. O editor mais utilizado é o Word, sendo que, ao utilizá-lo, você deverá seguir um padrão de espaçamento entre cada uma das informações que constam na capa. Se você utilizar a Máquina de Monografia, o espaçamento já foi inserido e você não precisa se preocupar com isto!

    Formatação com o Word

    1. Espaçamento entre o nome da Instituição de Ensino Superior e o Nome do aluno: 3 espaços
    2. Espaçamento entre o nome do aluno e o título: 12 a 16 espaços
    3. Espaçamento entre o título e o nome da cidade: 12 a 16 espaços
    4. Espaçamento entre o nome da cidade e o ano: Espaçamento simples

    Formatação das Margens

    Você também precisará formatar as margens caso não utilize a nossa máquina de monografia. No Word, você deverá clicar em layout da página, em seguida clique em margens personalizadas no final da janela. Uma janela será aberta e você deverá inserir os seguintes dados para defini-las:

    Margens para Trabalhos Acadêmicos – TCC e Monografia

    1. Margem Superior: 3 cm
    2. Margem Inferior: 2 cm
    3. Margem Esquerda: 3 cm
    4. Margem Direita: 2 cm

    Formatação de Parágrafos na Capa

    Para que a sua Capa sai de forma correta, certifique-se que o espaçamento entre linhas foi configurado de forma correta. Dessa forma, você deve clicar com o botão direito do mouse e configurar o parágrafo da seguinte maneira: Recuos: 0 (zero) e Espaçamento entre linhas: simples.

    MODELO DE CAPA para Trabalhos nas Regras ABNT – Informações finais

    Você pode ver que elaborar a Capa conforme as normas ABNT é muito mais fácil com o nosso modelo, sendo gerada rapidamente e formatada corretamente. Se você é uma pessoa que gosta de conhecer as regras que disciplinam os trabalhos acadêmicos, este post pôde lhe fornecer um panorama geral para fazer a capa segundo as regras da ABNT. Desse modo, se você gostou, compartilhe este post e curta a nossa página do Facebook.

    Por fim, a nossa última recomendação é que você verifique na sua Universidade se há alguma regra específica para a elaboração de capas, pois algumas Instituições de Ensino Superior possuem normas próprias em razão do processo de organização e distribuição de trabalhos para as bancas examinadoras. Em geral, as Universidades, caso possuam uma padronização específica de capas, colocam estas informações no próprio site para que os alunos possam consultar as suas diretrizes.

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    Autores

    Plataformas Monografia Perfeita & Meu Artigo Científico

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Dra. Cristina Godoy

    Prof. Dra. direito usp

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®

    Deixe um comentário

    Click to access the login or register cheese

    MÉTODO MONOGRAFIA PERFEITA®

    GANHE O E-BOOK GRATUITO SOBRE COMO ESCREVER SEU TCC

    EM 12 PASSOS

    Não, obrigado(a)

    Conteúdo Altamente Especial

    Acesse o Vídeo Agora...

    Você está a 1 passo do segredo...

    Rolar para cima