Como fazer um TCC em 5 passos

Início
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    Introdução de como fazer um TCC

    como_fazer_um_tcc

    Nós mostraremos como fazer um TCC, pois, muitos estudantes consideram assustadora e intimidadora a tarefa de elaboração de um trabalho acadêmico, principalmente, pelo fato de nunca terem escrito antes.

    Desse modo, seguindo os cinco passos que apresentaremos, você conseguirá redigir o seu TCC sem ansiedade e de forma científica.

    como fazer um tcc em 5 passos

    5 Passos de Como Fazer um TCC

    como fazer um tcc

    Passo 1: Delimitação e Desenvolvimento do Tema do TCC

    Delimitação do Tema

    O primeiro passo para fazer um TCC é encontrar um tema e delimitá-lo ao máximo.

    Assim, não se deve desenvolver um TCC com temas muito amplos, pois, a ideia é que você esgote o debate, logo, temas muito abrangentes não viabilizam esta tarefa.

    Neste sentido, busque estreitar ao máximo, limitando o período de análise, estabelecendo referenciais teóricos, definindo regiões e cidades de investigação etc.

    Por exemplo, um estudante de direito não pode escolher como tema: Estudo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    Dessa forma, será necessário fazer o recorte epistemológico do tema, como, por exemplo: Discutir a falta da autonomia da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) conforme se observa na LGPD que entrará em vigor em 2020.

    Há muitos temas a serem estudados no âmbito da Lei Geral de Proteção de Dados; portanto, torna-se relevante delimitar o tema.

    Desenvolvimento do Tema

    Após definir e delimitar o tema, o pesquisador deve formular uma “tese base”, ou seja, a ideia central que servirá de base para o desenvolvimento de sua monografia.

    Assim, o núcleo central é a ideia base de sua monografia e esse é o elemento mais importante de como fazer um TCC.

    Tendo em vista o exposto, cumpre-se mencionar que o estudante, dependendo da metodologia empregada, deverá formular uma hipótese de pesquisa que deve ser descrita em no máximo 8 linhas.

    Sempre ao iniciarmos uma investigação, possuímos uma ideia geral do que esperamos encontrar.

    Caso seja possível testar uma teoria, teremos uma hipótese de pesquisa.

    Por conseguinte, mesmo se a metodologia escolhida não for compatível com a elaboração de uma hipótese de pesquisa, o pesquisador deverá elaborar um pouco mais a ideia central de seu trabalho acadêmico antes de iniciar a pesquisa.

    Diante do exposto, cumpre-se mencionar que esta formulação da ideia central é fundamental para notar se a investigação será possível ou não.

    Apenas quando refletimos atentamente que verificamos a viabilidade da pesquisa.

    Dica: Busque temas com que você tenha mais familiaridade, experiência, contato, pois, será mais fácil formular a ideia central e fazer um TCC.

    Recomendações para quem alterará o projeto de pesquisa

    Em virtude do que fora acima articulado, é importante ressaltar que, no projeto de pesquisa, você já deverá ter feito este processo de delimitação do tema, de apresentar a hipótese de trabalho, da apresentação do problema-chave, da elaboração dos objetivos gerais e específicos, da escolha da metodologia e dos métodos aplicados, da construção do cronograma de execução e da elaboração das referências bibliográficas.

    Apesar de já existirem todas estas informações no projeto de pesquisa, verifica-se que, em muitas situações, os estudantes alteram a sua pesquisa, tema, abordagem etc.

    Desse modo, caso seja esta a sua situação, então, repense a sua delimitação do tema, a sua hipótese de pesquisa, o seu problema-chave e seus objetivos gerais e específicos.

    Neste diapasão, ao se pensar no tema da forma apresentada acima, será mais fácil selecionar a metodologia e os métodos a serem empregados para a elaboração de seu TCC.

    Por outro lado, se você mantiver o seu projeto de pesquisa inalterado, passe para o Passo 2 automaticamente.

    Passo 2: Pesquise e Anote

    Pesquisar & Anotar

    Primeiramente, cumpre-se mencionar que, ao se possuir clareza da questão-chave e do problema-chave do TCC, torna-se possível iniciar a pesquisa para levantamento de dados, informações, obras etc.

    Desse modo, neste Passo 2, é fundamental buscar por fontes confiáveis de pesquisa para fazer um TCC.

    Assim, recomendamos que busque obras presentes na Biblioteca de sua Instituição de Ensino Superior, artigos científicos em repositórios de revistas bem classificadas e avaliadas (exemplo: Scielo) e dados de institutos públicos ou privados, nacionais ou internacionais, de renome (exemplo: IBGE (nacional), Organização Mundial do Comércio (internacional)).

    Neste sentido, a nossa recomendação é de se dedicar, ao menos, uma semana para o levantamento bibliográfico.

    Dessa maneira, não deixe para o último instante a pesquisa e a anotação de seus textos já lidos, pois, é provável que você não consiga finalizar o seu TCC.

    Anotar como Hábito

    Por fim, deve-se ressaltar que as anotações são muito importantes para a escrita de sua monografia.

    Dessa forma, desenvolva o hábito de anotar, de utilizar o sistema de fichas, de arquivar documentos etc.

    Consequentemente, após realizar as suas anotações em relação ao que foi lido, você não precisará rever, a todo instante, os documentos consultados para escrever o seu TCC.

    Neste caso, ao se criar o hábito da anotação, você escreverá, no mínimo, duas vezes mais rápido o seu trabalho acadêmico.

    Fontes Acadêmicas Confiáveis

    Caso você tenha dúvidas acerca da qualidade das fontes consultadas, lembre-se de algumas dicas que lhe forneceremos.

    Em primeiro lugar, busque, como fontes de pesquisa,  revistas acadêmicas, jornais de circulação nacional ou internacional, documentos públicos ou de organizações internacionais etc.

    Além disso, é importante destacar que a Wikipedia não é uma fonte a ser empregada para o propósito de elaboração de um trabalho científico.

    No que tange às fontes consultadas, também é relevante salientar que o pesquisador não deve utilizar manuais e cursos com propósito didático, já que são textos explicativos e você deve utilizar textos argumentativos para escrever seu TCC.

    Passo 3: Crie um Esboço da Argumentação de seu TCC

    Após ler a bibliografia selecionada e realizar as suas anotações, você deve fazer um esboço ou um mapa mental em que você monte o esqueleto de sua monografia.

    Se você quer saber como fazer um TCC, é fundamental que você primeiro esboce as suas ideias!

    Dessa maneira, será possível visualizar como conectar os capítulos entre si e como organizar o seu pensamento para alcançar o objetivo central de seu TCC.

    Além disso, é relevante salientar que, não apenas os capítulos, mas também os parágrafos devem ser estruturados de uma forma harmônica.

    A importância de esboçar ideias

     

    Assim, ao se esboçar as ideias centrais de seu TCC, você poderá organizar os seus argumentos de forma cronológica, ou lógica, ou do menos importante para o mais importante etc.

    Diante do exposto, a principal atitude a ser tomada antes de escrever é: pense, reflita e organize as suas ideias antes da redação de sua monografia.

    Em suma, é muito importante que os parágrafos fluam de tal maneira que o seu texto adquira uma coesão e clareza notáveis. Nós preparamos um treinamento para lhe ajudar na elaboração de cada parágrafo de seu TCC, caso deseje, visite a nossa página.

    Passo 4: Comece a escrever seu TCC

    Agora, após elaborar o seu esboço, será possível iniciar a escrita de seu TCC.

    Não comece pela introdução ao fazer seu TCC, pois, como nela se expõe todos os capítulos de sua monografia e apresenta-se a organização de seu raciocínio, é melhor elaborá-la no final para evitar que você faça diversas alterações ao longo da elaboração de seu TCC.

    Quanto aos capítulos de seu TCC, lembre-se de que eles devem apresentar os argumentos centrais, as descrições, os exemplos e as ideias principais relativas ao tema estudado.

    Neste sentido, uma recomendação importante que gostaríamos de compartilhar é: busque argumentos que se opõe ao que você defende para poder elaborar um texto, verdadeiramente, científico.

    Como você utilizará, para fazer seu TCC, dados, fatos, estatísticas, obras clássicas, artigos científicos etc, é relevante citar cada uma das informações utilizadas.

    Se você não citar as fontes utilizadas, você estará praticando plágio e esta conduta, além de antiética, poderá implicar na reprovação do aluno.

    Adicionalmente, é necessário salientar que você apenas deve incluir obras nas referências bibliográficas que foram citadas no corpo do texto.

    Além disso, tanto as citações no corpo do texto, como as referências bibliográficas, devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

    Parágrafo como Unidade do Pensamento

     

    Ademais, é importante ressaltar que o parágrafo é uma unidade de pensamento, logo, finalize o objetivo do parágrafo e escreva a última frase de uma forma que seja uma transição para o próximo parágrafo.

    Finalmente, você escreverá a sua conclusão que deverá finalizar a discussão apresentada no seu TCC, ressaltando os resultados obtidos na sua investigação.

    É relevante destacar que você não deve incluir informações novas na conclusão, ela apenas deve destacar o que fora realizado e auferido na sua pesquisa.

    Passo 5: Revise e Edite o seu trabalho acadêmico

    Após a elaboração de seu trabalho acadêmico, é fundamental a revisão do texto.

    Desse modo, os principais aspectos a serem revisados em seu TCC são:

    Revisão de erros gramáticas, ortográficos e de pontuação;
    Evite o uso de voz passivo e de advérbios;

    Empregue o português formal, ou seja, evite a linguagem coloquial;

    Não empregue adjetivos ofensivos ou sexistas;
    Veja se você foi conciso (a) e claro (a).

    Outros aspectos para a revisão

     

    Além disso, verifique se você não escreveu alguma informação incorreta, como números, datas etc.

    Adicionalmente, é importante notar se você citou as fontes de todas as informações apresentadas em seu TCC.

    Caso você tenha observado erros após a impressão de sua monografia, apresente uma errata para corrigir os erros

    Enfim, estes são os principais passos de como fazer um TCC. Esperamos que tenha gostado.

    Se você gostou, deixe o seu comentário!

    Referências Bibliográficas

    ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2010.

    WORDY. How to write an academic essay. Disponível em: https://www.wordy.com/writers-workshop/how-to-write-an-academic-essay. Acessado em: 02 de fevereiro de 2020.

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    Autores

    Plataformas Monografia Perfeita & Meu Artigo Científico

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Dra. Cristina Godoy

    Prof. Dra. direito usp

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®

    Deixe um comentário

    Click to access the login or register cheese

    MÉTODO MONOGRAFIA PERFEITA®

    GANHE O E-BOOK GRATUITO SOBRE COMO ESCREVER SEU TCC

    EM 12 PASSOS

    Não, obrigado(a)

    Conteúdo Altamente Especial

    Acesse o Vídeo Agora...

    Você está a 1 passo do segredo...

    Rolar para cima