Citação Indireta: 3 Dicas Rápidas

Início
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    O que é citação indireta?

    Ao se reproduzir ideias de um autor sem transcrever, exatamente, as palavras dele, você utilizará a citação indireta, fazendo-se referência ao texto original de onde foram extraídas as reflexões apresentadas no parágrafo. Para conhecer outros tipos e exemplos de citação, visite nossa publicação específica para lhe ajudar.

    Conforme a Norma NBR 10520:2002 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), citação indireta é “texto baseado na obra do autor consultado”.

    Você não deve usar aspas duplas na citação direta, que também é chamada de citação livre, pois você escreve com suas próprias palavras.

    Por fim, você deve fazer a referência da obra utilizada para a elaboração da paráfrase, indicando-se o emprego do sistema autor-data ou numérico.

    Lembre-se que é muito importante fazer a referência da obra usada para se extrair a ideia central e realizar a citação indireta, pois, caso você não faça, será hipótese de plágio, podendo lhe gerar a reprovação de sua monografia.

    Como fazer a citação indireta?

    Para melhor identificação da referência, na citação devemos sinalizar o texto por um sistema de chamada que pode ser: numérico ou autor-data. É sempre recomendado apontar o número da página, para que o leitor e os examinadores saibam de onde a ideia foi retirada.

    Uma vez escolhido, deverá ser usado o mesmo sistema ao longo do trabalho científico, ou seja, não é possível, em uma monografia, em uma página utilizar o sistema de chamada autor-data e, na página seguinte, o sistema numérico.

    As regras gerais, no que se referem às citações indiretas, são:

    a) Se, na frase, o nome do autor estiver sendo utilizado, a data da obra consultada deverá ser indicada entre parênteses, caso se tratar de sistema de chamada autor-data. Exemplo: Conforme Sobrenome (2000), as mudanças climáticas são decorrentes de diversos fatores […].

    b) Se existirem autores com o mesmo sobrenome, podendo gerar confusão, deve-se acrescentar as iniciais dos prenomes (nome próprio). Caso a coincidência persista, o prenome (nome de batismo) deverá ser escrito por extenso. Exemplo: (SOBRENOME, P., 2019) ou (Sobrenome, Prenome, 2019).

    c) Se as citações indiretas forem referentes a variados documentos redigidos pelo mesmo autor; porém, publicados em anos diferentes e utilizados para a citação simultaneamente, as datas destes documentos serão separadas por vírgula. Exemplo: (Sobrenome, 2016, 2017, 2018, 2019).

    d) Se as citações de variados documentos de mesma autoria tiverem o mesmo ano de publicação, a distinção das obras ocorrerão pelo acréscimo, após a data, sem espaço, de letras minúsculas dispostas em ordem alfabética seguindo o que foi feito nas listas de referências bibliográficas ao final da monografia. Exemplo: Assim, Silva (2017a) menciona […]. Além disso, verificam-se as seguintes consequências: […] (SILVA, 2017b).

    e) Se as citações indiretas forem referentes a diversos documentos de autores diferentes, os quais serão utilizados na citação simultaneamente, será preciso separá-los por ponto e vírgula e colocá-los em ordem alfabética. Exemplo: (ALVES, 2016; BERNARDO, 2017; SILVA, 2017).

    f) No sistema de chamada numérico, a fonte bibliográfica da citação indireta é indicada por uma numeração única, consecutiva e no corpo do texto, em algarismos arábicos, remetendo a citação à lista de referências apresentada no final do trabalho, do capítulo ou da parte (dependendo da sua escolha e preferência de seu orientador), seguindo a mesma ordem em que aparecem no texto.

    As citações não devem reiniciar a cada nova página. Além disso, se houver notas de rodapé, o sistema numérico não deve ser empregado. Por fim, importante mencionar que a numeração é colocada entre parênteses, podendo ser alinhada ao texto ou ser colocada em forma de número exponencial, após a pontuação que encerra a citação.

    Exemplo de citação 1: Segundo Silva (10), pode-se observar que […].

    Exemplo de citação 2 (número exponencial): Segundo Silva10, pode-se observar que […].

    Qual é a norma ABNT que disciplina a matéria de citações?

    A norma ABNT NBR 10520: 2002 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação possui todas as regras que disciplinam a matéria de citações diretas e indiretas.

    Quais são as duas formas de se fazer a citação indireta?

    Há dois tipos de citação indireta:

    a) Tipo 1: Menciona-se o nome do autor com a primeira letra maiúscula e insere-se dentro de parênteses a data da obra que você estiver usando. Exemplo: Sobrenome (2019) asseverou que […].

    b) Tipo 2: Você escreve o pensamento do autor com suas palavras e ao final da frase, coloca-se o sistema de chamada autor-data. Atenção: o sobrenome do autor deve ser escrito com todas as letras maiúsculas. Exemplo: Sabendo que […] (SOBRENOME, 2019).

    Várias obras do mesmo autor

    É comum empregar diversas obras de um mesmo autor. A diferença estará na data; porém, se coincidirem as datas, deve-se colocar uma letra minúscula após a data. Exemplo: As mudanças climáticas são decorrentes de fatores […] (SOBRENOME, 2019a).

    Dica importante

    Na introdução de sua monografia, evite citações diretas ou indiretas, pois, na introdução, deve-se apresentar um texto em que se demonstre o caminho para a sua pesquisa e a defesa de seu argumento central.

    Lembre-se de que você não deve encerrar o seu capítulo com uma citação direta, já que se espera a finalização de seu pensamento, não de um terceiro.

    Para saber mais sobre a formatação do seu trabalho científico conforme a ABNT, por exemplo, como fazer citação direta longa, veja nossos posts sempre atualizados em nossa página da Monografia Perfeita.

    Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe este post.

    Sugestão de tema: envie-nos uma mensagem para [email protected]

    Autores: Dra. Cristina Godoy Bernardo de Oliveira & Dr. Rafael Meira Silva

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    Autores

    Plataformas Monografia Perfeita & Meu Artigo Científico

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Dra. Cristina Godoy

    Prof. Dra. direito usp

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®

    Deixe um comentário

    Click to access the login or register cheese

    MÉTODO MONOGRAFIA PERFEITA®

    GANHE O E-BOOK GRATUITO SOBRE COMO ESCREVER SEU TCC

    EM 12 PASSOS

    Não, obrigado(a)

    Conteúdo Altamente Especial

    Acesse o Vídeo Agora...

    Você está a 1 passo do segredo...

    Rolar para cima