Citação Direta Curta e Longa em 3 passos

Início
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    O que é citação direta?

    Ela é a transcrição exata das palavras empregadas pelo autor citado ou pelo relatório de informações utilizado.

    Quando usar?

    Ela é usada para mencionar o autor e a obra utilizados para comprovar determinado argumento defendido. Emprega-se, no instante, em que você deseja apresentar ao seu leitor o conteúdo exato de determinada passagem utilizada na sua monografia e analisada em um ou mais parágrafos. Ela é empregada ao se verificar que não basta dizer a opinião de determinado autor, deve-se apresentar o trecho da obra utilizada.

    Desse modo, a citação direta é utilizada ao se desejar demonstrar aos leitores e aos examinadores que determinado autor afirmou algo. Principalmente, ao se desejar empregar argumento de autoridade, comprovando que determinado autor com credibilidade disse algo que sustenta o que você defende, utiliza-se a citação direta. Assim, a citação direta não possui apenas a finalidade de comprovar o que certo autor afirmou, mas também para fortalecer o seu texto argumentativo por meio da apresentação de um argumento de autoridade.

    O seu emprego evita que, em sua banca de defesa do TCC, seja realizada a seguinte pergunta: este autor disse isso mesmo ou é a sua interpretação?

    Como fazer uma citação direta curta?

    A citação direta curta constitui a transcrição de um trecho de uma obra, artigo, documento etc, sendo que não se deve ultrapassar 3 linhas de reprodução de determinada passagem.

    Ao se empregar citação direta curta, a frase permanecerá no parágrafo da monografia, abrindo-se aspas e colocando após as aspas a citação autor-data caso você empregue o sistema de chamada autor-data. Lembre-se de que é possível utilizar o sistema de chamada numérico.

    A citação direta complementa a argumentação apresentada no parágrafo em que é apresentada. Dessa forma, você não deve apenas transcrever uma passagem em um parágrafo, é preciso desenvolver o raciocínio. Cada parágrafo deve conter uma unidade de pensamento, ou seja, apenas apresentar uma citação direta em um parágrafo não forma esta unidade. Assim, desenvolva as suas reflexões e comprove-as por meio da citação direta curta.

    Em resumo, não recomendamos que você escreva apenas citação direta curta para estruturar um parágrafo.

    Exemplo de citação direta curta e parágrafo sem desenvolvimento de argumento:

    Desse modo, como bem mencionou citado autor, “as mudanças climáticas […].” (AUTOR, DATA, Página).

    Assim, ao se elaborar um parágrafo em que se apresente uma citação direta curta, deve-se apresentar as suas reflexões e como elas se sustentam por meio da citação direta.

    Exemplo de citação direta curta e parágrafo com desenvolvimento de argumento:

    Desse modo, as mudanças climáticas não são resultado apenas da emissão de poluição na atmosfera, pois o consumo também é causador dos problemas ambientais atuais; porém, não existe, até o momento, uma metodologia para se calcular a poluição decorrente do consumo. Assim, como bem menciona referido autor, “as mudanças climáticas […].” (AUTOR, DATA, Página).

    Veja a diferença entre um parágrafo sem desenvolvimento de argumento e com o desenvolvimento de argumento. Observe como se estrutura um texto argumentativo científico.

    Recomenda-se o uso deste tipo de citação direta na sua monografia, pois você não quebrará a estrutura de argumentação e de raciocínio apresentado no parágrafo. A citação direta longa faz muitos recortes da organização lógica do texto e torna a leitura muito cansativa, já que a letra é menor do que a do texto e a passagem transcrita é destacada em um parágrafo diverso.

    Como fazer citação direta longa?

    A citação direta longa refere-se à transcrição de uma passagem que possua mais de 3 linhas. A transcrição deve ser destacada em um parágrafo com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10 (Arial ou Times New Roman) e não se emprega as aspas conforme as normas ABNT.

    É frequente o emprego de citação Autor-Data, devendo ser inserida após a transcrição do trecho, mantendo-se o mesmo tamanho de texto. Caso não se use o sistema de citação autor-data, você utilizará notas de rodapé, sendo que a numeração da nota de rodapé será inserida após o término da frase transcrita. Note-se a referência é feita pelo sobrenome do autor.

    Dicas importantes

    Não termine os capítulos de sua monografia com citações diretas, visto que, no encerramento do capítulo, deve-se apresentar a sua conclusão em relação à argumentação estruturada e deve-se fazer a conexão com o próximo capítulo. Desse modo, não cabe finalizar um capítulo com a transcrição de uma passagem de algum autor citado, já que o seu argumento deve ser arrematado no final por você.

    No que se refere à fonte, é recomendado o tamanho 12 (Times New Roman ou Arial).

    Caso seja empregada citação com texto evidenciado pelo autor, deve-se, depois de terminada, inserir a expressão “grifo do autor” entre parênteses.

    Referências bibliográficas:

    1. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

    Considerações finais da Equipe da Monografia Perfeita

    A ABNT é uma entidade privada responsável pela normatização das regras que disciplinam, dentre muitos outros assuntos, a escrita acadêmica.

    Assim, se você gostaria de saber mais sobre outros elementos importantes para fazer um tcc, temos muitos outros posts sempre atualizados. Aprenda o que a citação indireta é, como deve estar formatada a folha de aprovação, qual é a importância dos espaçamentos simples e duplo, além de onde inserir o número da página corretamente em seu trabalho científico.

    Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe este post.

    Sugestão de tema: envie-nos uma mensagem para [email protected] ou pelo nosso formulário de contato.

    Autores: Dra. Cristina Godoy Bernardo de Oliveira & Dr. Rafael Meira Silva

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    Autores

    Plataformas Monografia Perfeita & Meu Artigo Científico

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Dra. Cristina Godoy

    Prof. Dra. direito usp

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®

    Deixe um comentário

    Click to access the login or register cheese

    MÉTODO MONOGRAFIA PERFEITA®

    GANHE O E-BOOK GRATUITO SOBRE COMO ESCREVER SEU TCC

    EM 12 PASSOS

    Não, obrigado(a)

    Conteúdo Altamente Especial

    Acesse o Vídeo Agora...

    Você está a 1 passo do segredo...

    Rolar para cima