Elementos textuais - introdução, desenvolvimento e conclusão

1. Qual é a estrutura do trabalho acadêmico?

2. O que são os elementos textuais em um TCC?

3. Quais são os elementos textuais de um trabalho acadêmico?

4. Quais são as normas da ABNT?

1. Qual é a estrutura do trabalho acadêmico?

Em todos trabalhos acadêmicos, há a parte externa e a parte interna. Dessa forma, conforme as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a estrutura do trabalho acadêmico é: imagem

Como podemos observar, possuímos 3 elementos textuais. Há 13 elementos pré-textuais, que analisaremos em outro post, e, há 5 elementos pós-textuais, o qual será objeto de análise em outro post.

Dessa forma, vamos começar a entender o que são elementos textuais e quais são as características de cada um deles.

2. O que são elementos textuais em um TCC?

É importante mencionar que conforme a ABNT NBR 14724: 2011, os elementos textuais são “parte em que é exposto o conteúdo do trabalho”.

Dessa forma, o texto argumentativo desenvolvido por você configura-se como elemento textual. A apresentação de seu trabalho acadêmico (introdução), o texto dissertativo argumentativo de cada um dos capítulos (desenvolvimento) e os resultados finais atingidos em sua pesquisa (conclusão) integram os elementos textuais, sendo que a ABNT possui algumas regras para padronizá-los.

Por fim, é preciso destacar que todos os elementos textuais são obrigatórios.

Tendo em vista que sabemos o que são os elementos textuais, vamos analisar quais são os elementos textuais de uma monografia bem escrita. Dessa forma, vamos ver como se faz uma introdução, o que a conclusão é para o trabalho, como fazer o seu leitor continuar a leitura do desenvolvimento sem perder o interesse etc.

3. Quais são os elementos textuais de um trabalho acadêmico?

Como vimos, anteriormente, os elementos textuais são: introdução, desenvolvimento e conclusão. Vejamos, detalhadamente, cada um deles:

a) Introdução: A introdução é um elemento textual de grande relevância, pois conterá a justificativa do tema (motivo da escolha do tema e a sua relevância), os objetivos gerais e específicos da monografia, a exposição da questão-chave a ser analisada ao longo do texto do TCC, a metodologia empregada e a concatenação lógica de cada um dos capítulos.

Recomenda-se que a hipótese de trabalho seja apresentada na introdução. Além disso, lembre-se de que a introdução é fundamental para cativar seus leitores e a banca examinadora e para apresentar o seu ponto de vista em relação ao problema central estudado em sua monografia.

A introdução possui em média de 3 até 8 páginas, dependendo da necessidade de explicar a metodologia utilizada. É claro que pode ser menos ou mais, pois não há nenhuma regra da ABNT impondo limitação de número de páginas.

b) Desenvolvimento: O desenvolvimento é composto pelos capítulos e subcapítulos da monografia. Nesta parte, será apresentada toda a pesquisa realizada, a argumentação defendida e contrariada, a estrutura lógica de cada um dos capítulos de forma a sustentarem a hipótese de pesquisa e o alcance dos objetivos gerais e específicos. O desenvolvimento busca sustentar o argumento central defendido e responder a questão-chave (o problema definido em seu projeto de pesquisa).

Para o texto se tornar agradável para a leitura e para captar o interesse de seus leitores e examinadores, busque elaborar parágrafos de 5 a 8 linhas, evite o uso de pronomes, pois geram confusão durante a leitura, busque iniciar o texto debatendo o argumento contrário, para, em seguida, apresentar o seu posicionamento, pois, dessa forma, você causará uma certa tensão no texto e cativará os seus leitores que desejarão saber como você defenderá o seu posicionamento diante de argumentos contrários tão bons.

c)Conclusão: Esta parte é fundamental na monografia, pois deve expor os resultados atingidos e deve finalizar toda a argumentação estruturada para defender uma ideia.

Não se deve introduzir ideias novas na conclusão, deve-se fechar a linha de raciocínio apresentada ao longo dos capítulos.

Não se recomenda finalizar a conclusão com uma citação, já que é necessária a apresentação do pensamento do autor da monografia. Deve-se ter como principal foco apresentar os resultados finais alcançados que são considerados relevantes.

 Não copie resultados apresentados, escreva de outra forma o que você demonstrou anteriormente, com o enfoque dirigido a encerrar o debate referente ao tema discutido em sua monografia. Os parágrafos devem ser curtos e informativos, não devendo conter novos dados, comentários ou discussões já apresentadas anteriormente.

Dessa forma, pense em uma frase interessante que consiga representar todas as suas reflexões demonstradas no texto.

4. Quais são as normas ABNT?

A norma da ABNT que disciplina a matéria referente aos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais é a NBR 14724:2011.

Referências Bibliográficas:

ABNT

Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Biblioteca Florestan Fernandes – FFLCH/USP

2 comentários em “Os 3 elementos textuais da Monografia – NBR 14724:2011”

    1. Equipe da Monografia Pefeita

      Boa tarde, Fernanda,

      Agradecemos o seu comentário e ficamos contentes em saber que a explicação foi clara.

      Qualquer dúvida ou se desejar sugerir temas para os próximos posts, por favor, escreva-nos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.