Resumo em Língua Estrangeira
  1. Resumo em língua estrangeira
  2. Dicas Importantes
  3. Considerações finais da Equipe da Monografia Perfeita

1. Resumo em língua estrangeira

O que é o resumo em língua estrangeira?

O resumo em língua estrangeira é elemento obrigatório que deve ser inserido após o resumo em língua vernácula. O resumo deve seguir a mesma estrutura do resumo em língua vernácula, para manutenção do sentido. Dessa forma, trata-se da síntese da monografia em outro idioma e que não deve ser considerada como elemento opcional.

É importante o resumo em língua estrangeira, principalmente, para a internacionalização da pesquisa científica no Brasil. Este resumo (abstract, résumé etc.) será publicado nos bancos de pesquisa de bibliotecas, permitindo-se a consulta dos trabalhos que estão sendo publicados no País por pesquisadores de outras nacionalidades. Como no resumo deve-se apresentar os objetivos, a metodologia, os resultados obtidos, a questão-chave etc, mesmo sem conhecer a língua portuguesa, um estrangeiro poderá compreender o que foi realizado no seu trabalho acadêmico.

Lembre-se de que é muito importante manter o sentido existente no resumo em língua portuguesa, pois o resumo em língua estrangeira deve conter as mesmas informações apresentadas no resumo em língua vernácula. Muitas vezes os estudantes fazem a tradução das palavras, mas não se preocupam com o sentido transmitido. É muito importante se expressar da forma como ocorre na língua estrangeira para que o sentido seja mantido, não bastando fazer apenas a tradução das palavras sem a preocupação do sentido das frases como uma unidade semântica.

Como devo denominar o título do resumo em língua estrangeira?

O resumo pode ser denominado Abstract se for em inglês, Resumen se for em espanhol, Résumé se for em francês, Riassunto se for em italiano e Zusammenfassung se for em alemão.

As regras de formatação são as mesmas aplicadas ao resumo em língua vernácula. O abstract é também submetido à mesma formação.

Devo empregar palavras-chave após o resumo em língua estrangeira?

Sim, o trabalho científico deve conter palavras-chave, seguindo a mesma regra das palavras-chave do resumo em língua vernácula, ou seja, devem ser separadas por pontos.

Os principais nomes em língua estrangeira para palavras-chave são: Keywords em inglês, Palabras clave em espanhol, Mots clefs em francês, Parole Chiave em italiano e Schlüsselwörter em alemão.

Para se saber quais palavras chave devem ser selecionadas, é importante que sejam lidos textos relacionados para saber como são comumente associadas, o que, certamente, facilita a identificação do seu trabalho nos resultados de pesquisa dos bancos de dados acadêmicos. Cada vez que especificamos uma palavra chave, a pesquisa torna-se mais refinada e se aproxima dos objetivos de quem procura a informação.

Por fim, você deve fazer a correspondência das palavras-chave em português com as de língua estrangeira, isto é, não pode ser indicada uma palavra-chave em língua vernácula e outra diversa em língua estrangeira. A correspondência entre as palavras-chave em português e em língua estrangeira deve ser exata.

Onde posso encontrar um modelo de resumo em língua estrangeira?

Recomendamos que acesse o site da Faculdade Ourinhos.

2. Dicas importantes

Caso você apresente mais de uma ilustração, tabela, abreviatura e símbolo, você deverá numerá-los e fazer listas. Estas listas deverão constar no rol de elementos pré-textuais.

A ordem das listas conforme as normas da ABNT é: Lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e lista de símbolos.

Para acessar modelos de listas de ilustrações, tabelas, abreviaturas e símbolos, você pode acessar a página eletrônica da Faculdade Ourinhos.

Por fim, o último elemento pré-textual é o sumário, sendo que possuímos um post específico para ele.

Referências bibliográficas:

  1. Faculdade Ourinhos;
  2. Faculdade Ourinhos;

3.  Considerações finais da Equipe da Monografia Perfeita

Para saber mais sobre formatação conforme as normas ABNT, por exemplo, como formatar folha de rosto ou folha de aprovação, é simples: veja o índice completo de nossos posts essenciais para uma Monografia Perfeita.

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe este post.

Sugestão de tema: envie-nos uma mensagem para [email protected]

Autores: Dra. Cristina Godoy Bernardo de Oliveira & Dr. Rafael Meira Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.