Elementos Pré-Textuais: Dedicatória, Agradecimento, Epígrafe 2

1. Apresentação

2. Dedicatória

3. Agradecimentos

4. Epígrafe

1. Apresentação

Neste texto, continuaremos a analisar os elementos pré-textuais conforme as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Além disso, serão apresentados, nesta parte II, os 5 últimos elementos pré-textuais em ordem de apresentação de seu trabalho acadêmico antes de passarmos, no próximo post para os elementos textuais.

Serão apresentadas as respostas para as perguntas mais frequentes referentes aos elementos pré-textuais e serão fornecidas recomendações de endereços eletrônicos, selecionados após avaliação de nossa Equipe da Monografia Perfeita, onde se podem encontrar modelos de elementos pré-textuais adequados às regras da ABNT.

Não se esqueça de sempre verificar as regras de sua Faculdade ou Universidade acerca dos trabalhos acadêmicos. O padrão ABNT é obrigatório normalmente, mas podem existir exceções conforme a instituição de ensino. Também, é importante observar que todos os elementos pré-textuais são únicos devido a sua relevância e, portanto, não devem estar inseridos junto a outros elementos textuais como em notas de rodapé.

2. Dedicatória

O que é dedicatória de um TCC ou trabalho de conclusão de curso?

Trata-se de um elemento opcional e consiste em uma frase simples e curta destinada a homenagear alguém. Normalmente, não ultrapassa o limite de três linhas e, portanto, não se confunde com o elemento pré-textual agradecimento.

Conforme o item 3.9 da ABNT NBR 14724 de 2011, dedicatória é “texto em que o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho” como a frase “dedico este trabalho aos meus pais”.

Onde é inserida a dedicatória de um trabalho acadêmico?

A dedicatória é inserida após a folha de aprovação conforme a norma ABNT NBR 14724.

Como formatar a página da dedicatória?

A dedicatória é inserida na parte inferior de uma página, sem título, em que a frase curta é inserida da seguinte maneira: distância de 8 cm da margem esquerda, espaçamento entre linhas de 1,5 cm e fonte tamanho 12 Times New Roman.

Onde posso encontrar modelos ou exemplos de dedicatória?

Recomendamos o site do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná.

3. Agradecimentos

O que são os agradecimentos em um trabalho acadêmico?

Elemento opcional o qual se destina a agradecer a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que a monografia fosse concluída. Deve-se salientar que o agradecimento é maior do que a dedicatória, podendo ultrapassar uma página. Recomenda-se que não ultrapasse 3 páginas, mas não há proibição de um número superior pelas regras da ABNT.

Em que parte insiro os agradecimentos na monografia?

Você deve inseri-los após a dedicatória segundo a norma ABNT NBR 14724 e, portanto, em página diferente. Assim como a folha de rosto, que também sempre precisa ficar em uma página própria.

Como deve ser formatada uma página de agradecimentos?

O termo agradecimentos deve constar no título da página, em negrito, caixa alta (não confundir com letras maiúsculas) e centralizado. Além disso, o texto dos agradecimentos deve ser redigido em fonte 12 Times New Roman. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 e o texto deve ser justificado.

Onde posso encontrar um modelo de agradecimento?

Recomendamos que você consulte o modelo presente no site da Universidade Paulista (UNIP). No entanto, observa-se que não há um modelo único ou correto, ocorrendo, geralmente, agradecimento a Deus, à toda a família, aos amigos, aos colaboradores etc.

4. Epígrafe

O que é epígrafe de um TCC?

Epígrafe é um elemento opcional que deve seguir a regra ABNT NBR 10520, constituindo em uma frase que se conecta ao tema tratado na monografia ou que permita introduzir ao assunto que será discutido no TCC. O termo epígrafe possui origem grega e significa “título”.

Na epígrafe, coloca-se uma citação que lhe influenciou durante a elaboração da monografia. Pode ser uma passagem de uma obra de literatura, uma frase de um cientista ou um filósofo, uma estrofe de uma poesia etc.

Onde deve constar a epígrafe na monografia?

Deve ser inserida após os agradecimentos. A epígrafe também pode ser utilizada nas folhas ou páginas de abertura das seções primárias.

Como coloco a epígrafe em meu TCC?

Deve-se utilizar fonte 12 Times New Roman, a citação deve ser justificada, possuindo 7,5 cm de recuo da margem esquerda, espaçamento entre linhas de 1,5, nome do autor da citação em itálico e alinhado à direita.

Onde posso ver um modelo de epígrafe?

Conforme nossas pesquisas, um modelo acertado de epígrafe pode ser encontrado no site do Centro Universitário de União de Vitória.

Neste modelo, é fornecida a indicação de contar os parágrafos a partir do início da folha e inserir a epígrafe no parágrafo 25. Consideremos uma excelente recomendação para que você tenha uma estimativa de onde iniciar o seu texto da epígrafe.

Referências bibliográficas:

  1. Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná;
  2. Universidade Paulista (UNIP);
  3. Centro Universitário de União de Vitória.

Gostou? Valeu à pena aprender um pouco mais sobre os elementos pré-textuais? Eles são muito importantes para criar uma apresentação excelente do seu trabalho. Deixe seu comentário e compartilhe este post.

Sugestão de tema: envie-nos uma mensagem para:

[email protected]

Autores: Dra. Cristina Godoy Bernardo de Oliveira et al.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.