Capa e Lombada conforme Normas ABNT

1. Apresentação

2. O que são elementos pré-textuais?

3. Capa

4. Lombada

5. Considerações finais da Equipe da Monografia Perfeita

1. Apresentação

Neste texto, veremos o que significam elementos pré-textuais conforme as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Além disso, serão apresentados, nesta parte I, os dois primeiros elementos pré-textuais em ordem de apresentação de seu trabalho acadêmico.

Serão apresentadas as respostas para as perguntas mais frequentes referentes aos elementos pré-textuais e serão fornecidas recomendações de endereços eletrônicos onde se podem encontrar modelos de elementos pré-textuais adequados às regras da ABNT.

Não se esqueça de sempre verificar as regras de sua Faculdade ou Universidade acerca dos trabalhos acadêmicos, especialmente se há alguma preferência pela fonte do texto (Arial ou Times New Roman) ou sobre a gramatura do papel A4.

2. O que são os elementos pré-textuais?

Os elementos pré-textuais antecedem os elementos textuais (como as notas de rodapé) e pós-textuais (como a bibliografia) de um trabalho científico. Os elementos pré-textuais são importantes, pois facilitam a apresentação do trabalho acadêmico, a entrega do trabalho acadêmico na Secretaria da Instituição de Ensino Superior (IES) e o arquivamento junto às bibliotecas e aos bancos de monografias.

Conforme a ABNT NBR 14724:2011, elementos pré-textuais são a “parte que antecede o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho”.

3. Capa

O que é capa? O que deve conter na capa?

Conforme as normas ABNT, é elemento obrigatório e deve conter os aspectos principais para a identificação do trabalho: nome da Instituição de Ensino Superior (IES) com letras maiúsculas, curso, autor, título, cidade e ano. Confira um modelo de capa da FFLCH da USP. Recomenda-se que, entre o nome do curso e o nome do autor haja um espaço de, pelo menos, três linhas.

Além disso, note-se que a capa não é incluída na contagem de páginas e, portanto, não deve incluir qualquer algarismo arábico ou romano referente à numeração do trabalho científico.

Também no que se refere à formatação, a capa deve estar adequada ao restante do trabalho: margem esquerda e superior com 3 cm e margem inferior e direita com 2 cm, além da fonte com tamanho 12.

4. Lombada

O que é lombada?

Elemento opcional em monografias. É empregada em trabalhos encadernados com capa dura. A lombada também é denominada de dorso, sendo um complemento da capa, surgindo como proteção à costura das folhas.

Qual é a função da lombada?

A lombada de um livro ou de um trabalho acadêmico facilita o arquivo e a localização do trabalho na biblioteca. A lombada deve conter os mesmos elementos da capa: autor, título, ano e volume. Além disso, deve seguir a mesma fonte e a mesma cor da letra usada na capa.

Qual é a norma ABNT para lombada?

As normas ABNT para a padronização da lombada estão na regra ABNT NBR 12225: 2004 (em vigor).

Você sempre deve conferir as regras da sua Faculdade ou Universidade, pois, a cor da capa e da letra variam conforme a IES (Instituição de Ensino Superior).

Como posso ver um modelo de lombada?

Confira modelos de lombada no sítio eletrônico do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF / USP).

Referências bibliográficas:

  1. ABNT NBR 14724:2011
  2. Universidade Federal do Paraná
  3. Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF / USP)
  4. Microsoft Word
  5. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP)
  6. Faculdades Ourinhos

5. Considerações finais da Equipe da Monografia Perfeita

Nos próximos posts, estudaremos outros elementos pré-textuais como a folha de rosto, além de outros elementos importantes como as citações diretas, bem como os apêndices e anexos. Além disso, sugerimos que a elaboração da capa seja feita após o término da redação e da avaliação pelo orientador dos principais elementos textuais para evitar desperdício de tempo em razão de eventuais alterações no trabalho científico.

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe este post.

Sugestão de tema: envie-nos uma mensagem para [email protected]

Autores: Dra. Cristina Godoy Bernardo de Oliveira et al.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.