Artigo Científico conforme Normas ABNT

  1. Apresentação
  2. Entendendo o que é um artigo científico
  3. Objetivo das alterações em 2018
  4. Alterações advindas em 2018
  5. Observações de nossa Equipe da Monografia Perfeita
  6. Onde adquirir a nova norma NBR 6022:2018

1. Apresentação

Neste texto, estudaremos as regras ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para artigo científico e as alterações advindas em 2018. Além disso, veremos como fazer um artigo científico seguindo a norma ABNT 6022. Analisaremos os vários tipos de modificações ocorridas e o que deve ser usado em todo artigo científico.


A página de abertura dos artigos científicos sofreu algumas alterações em 2018, sendo que, nos elementos pré-textuais, deve ser inserido após o nome do autor, o título, o resumo na língua do texto e as palavras-chave na língua do texto (ordem já existente em 2003) e, em seguida, deve ser feito o título, o resumo em língua estrangeira e as palavras-chave em língua estrangeira (elemento obrigatório e novidade de 2018).

 Deve-se destacar que as regras referentes às notas de rodapé são as mesmas que necessitam ser aplicadas em outros trabalho acadêmicos, ou seja, devem estar em harmonia com a norma ABNT NBR 6023, lembrando-se, sempre, que, no que se refere à fonte, o corpo do texto segue o tamanho 12 e as notas tamanho 10.

Por fim, lembre-se de que o formato da página segue a regra geral de formatação para apresentação de trabalhos acadêmicos: tamanho do papel: A4 (21,0 cm x 29,7 cm); margem esquerda e superior 3 cm e margem inferior e direita 2 cm.

Se você quiser ver todas as regras de formatação de um artigo científico, faça o download do Guia de Elaboração para artigos científicos disponível no portal da instituição de ensino Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

2.     Entendendo o que é um artigo científico

Os artigos científicos são publicações acadêmicas apresentadas em forma de relatório escrito onde são expostos resultados decorrentes de investigação conduzida pelo autor, métodos aplicados para demonstrar determinada hipótese de pesquisa e estudos efetuados acerca de determinada questão-chave, recomendando-se que as respectivas citações diretas tenham até três linhas.

O objetivo principal de um artigo científico é gerar o desenvolvimento da pesquisa científica em relação a determinado assunto. Além disso, possui como escopo informar a comunidade acadêmica e não acadêmica acerca das pesquisas realizadas e os resultados até aquele momento alcançados.

Por fim, cumpre-se destacar que os artigos científicos são publicados, em via de regra, em revistas ou periódicos científicos especializados no assunto desenvolvido no artigo, sendo que, atualmente, as revistas científicas são classificadas pelos conceitos A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5, C pela CAPES, cujo nome da instituição federal avaliadora é Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Observe-se que o conceito fornecido pela CAPES para as revistas científicas é denominado Qualis Periódicos, que é a parte deste website federal que permite a sua pesquisa.

Enfim, é importante destacar que a formatação do artigo científico não inclui qualquer tipo de folha de aprovação, pois as revistas científicas enviam o seu texto para avaliação para três pareceristas, que incluirão as suas notas diretamente no próprio sistema da revista científica.

3.     Objetivo das alterações em 2018

As modificações ocorridas para artigo científico na norma ABNT NBR 6022:2018 são decorrentes da necessidade de adequação e modernização das normas concernentes a artigos científicos devido à existência e à disseminação de novas plataformas de distribuição de periódicos científicos.

Essas normas são de extrema relevância não apenas para a elaboração de artigos científicos a serem publicados em revistas científicas, mas também pelo fato de muitos cursos de graduação, de especialização e de mestrado profissional exigirem um artigo científico, ao invés, de um trabalho de conclusão de curso (TCC).

4.     Alterações advindas em 2018

A ABNT NBR 6022 foi publicada a primeira vez em 1974, sendo que sofreu modificações em 1986, 1994, 2003 e 2018.

Apresentaremos as mudanças ocorridas em cada uma das seções da ABNT NBR 6022:2018:

a)     Seção 3 – Termos e definições:

i.               No item 3.1, o tópico “anexo” foi substituído por “agradecimento”. Em “agradecimento”, explica-se que é destinado a fornecer créditos às pessoas que colaboraram de maneira relevante para a elaboração do artigo científico;

ii.              No item 3.10, antes “elementos pré-textuais”, passou a ser “DOI (digital object identifier)”, empregado em repositórios digitais como meio de identificação dos artigos científicos, cuja sigla deve ser escrita, preferencialmente, com letras maiúsculas;

iii.             Foram adicionados os itens: 3.18 (“periódico técnico e/ou científico”) e 3.19 (“publicação técnica e/ou científica”).

b)    Seção 5 – Estrutura

i. Elementos pré-textuais:

1) título/subtítulo (já existia na norma de 2003);

2) autor (já existia na norma de 2003);

3) resumo em língua vernácula (já existia na norma de 2003);

4) resumo em língua estrangeira (foi introduzida pela ABNT NBR 6022:2018);

5) datas de submissão e aprovação (foi introduzida pela ABNT NBR 6022:2018) e

6) identificação e disponibilidade – DOI ou endereço eletrônico (foi introduzida pela ABNT NBR 6022:2018);

ii. Palavras-chave:

Estavam presentes na ABNT NBR 6022:2003; porém, foram excluídas da ABNT NBR 6022:2018, pois a norma de 2018 remete à norma ABNT NBR 6028, a qual trata de resumos e apresenta diretrizes para a inclusão de palavras-chave. Em suma, verifica-se que foi eliminada a redundância de apresentar diretrizes acerca de palavras-chave duas vezes;

iii. Elementos pós-textuais:

1) as notas explicativas deixaram de serem consideradas elementos pós-textuais (Motivo: atualmente, são pouco empregadas notas de fim de artigo científico) e 2) Acrescentado  item 5.35 aos elementos pós-textuais, ou seja, deve-se aparecer por último os “agradecimentos”.

Observação: Lembre-se de que agora o título e o resumo em língua estrangeira devem ser apresentados após as versões vernáculas.

4.     Observações de nossa Equipe da Monografia Perfeita

As padronizações ocorridas em 2018 passaram a adequar as exigências já existentes no âmbito das diretrizes das diversas revistas científicas, facilitando a harmonização de regras a serem empregadas pelos pesquisadores que muitas vezes tinham que desconsiderar as exigências da ABNT para seguir as regras da revista científica.

Além disso, como o título e o resumo em língua estrangeira foram inseridos no âmbito dos elementos pré-textuais, o formato dos artigos científicos tornou-se mais semelhante ao que está disciplinada na regra ABNT NBR 14274 – Trabalhos acadêmicos – Apresentação.

Por fim, se você quiser organizar em 5 minutos um evento acadêmico em que sejam recebidos artigos científicos para avaliação e emissão de certificados, recomendamos que veja o website Doity.

5.     Onde adquirir a nova norma ABNT NBR 6022:2018

Pode-se adquirir a versão completa e atualizada no sítio eletrônico da ABNT.

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe este post.

Sugestão de tema: envie-nos uma mensagem para [email protected]

Referência Bibliográfica:

  1. ABNT NBR 6022 – Informação e documentação – Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação. Publicada em 16.05.2018.
  2. Guia de elaboração de Artigos Científicos.

Autores: Dra. Cristina Godoy Bernardo de Oliveira et al.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.