Citação em Trabalhos Acadêmicos conforme Normas ABNT

Referências bibliográficas conforme as normas da ABNT em trabalhos acadêmicos: Noções Gerais

1. Citação em trabalhos acadêmicos

2. Definições e conceitos na referência de artigo científico

3. Considerações finais da Equipe da Monografia Perfeita

1. Citações em trabalhos acadêmicos

Ao elaborar o seu TCC, você deverá desenvolver os argumentos que sustentam a hipótese de pesquisa apresentada em seu projeto de trabalho de conclusão de curso.

É preciso sustentar o argumento central de cada capítulo e do TCC (como um todo) com diversos outros argumentos, sendo necessário realizar citações que colaborem para defender o posicionamento adotado no TCC.

Dessa forma, torna-se, extremamente, relevante saber como fazer as referências bibliográficas segundo as normas da ABNT para cada tipo de citação. Destaca-se que não se pode realizar, em um trabalho acadêmico, uma citação direta ou indireta sem a respectiva referência bibliográfica. Observe-se que apenas as citações diretas curtas empregam aspas duplas antes e após o trecho transcrito. Então, por exemplo, a citação indireta é desprovida de aspas.

Há diversas regras da ABNT que disciplinam a matéria concernente a referências bibliográficas, pois a ABNT é uma entidade privada que possui a missão de estabelecer normas de padronização, permitindo que os trabalhos acadêmicos possuam uma unidade de estrutura, facilitando a pesquisa científica, já que tanto pesquisadores quanto outros autores poderão conferir de forma adequada a origem das citações realizadas em um trabalho acadêmico.

Nesse sentido, lembre-se de que as referências bibliográficas devem estar presentes, em razão de sua importância, em todas as atividades da comunidade acadêmica, já que permitirão que os pesquisadores saibam a origem das fontes bibliográficas utilizadas no TCC.

2. Definições e conceitos na referência de artigo científico

Segundo a ABNT, no item 3.22 da ABNT NBR 6023:2018, referência é o “conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual”.

Pode-se apontar duas funções principais das referências bibliográficas: a) facilitar ao leitor do TCC a localização das citações empregadas, permitindo que se busque na fonte as passagens citadas no trabalho acadêmico e b) permitir a verificação das fontes bibliográficas utilizadas no TCC por parte da banca examinadora.

Tendo em vista as duas funções das referências bibliográficas, pode-se observar a relevância da padronização destas para facilitar o trabalho de pesquisa e avaliação das monografias.

Importante: todas as citações presentes em uma monografia ou em um artigo científico devem ser referenciadas na bibliografia (elemento pós-textual).

A ordem das informações que devem ser apresentadas em uma referência bibliográfica são: autor, título da obra, local, editora e ano de publicação. Todas as informações devem conter fonte Times New Roman (ou Arial) tamanho 12 Vejamos a importância de cada um deles para que sejam respeitados os direitos do autor:

i.Autoria: é a primeira informação da referência bibliográfica, uma vez que se trata do elemento mais importante para se identificar a origem da citação;

ii.Título da obra: permite descobrir o texto do autor utilizado no TCC para realizar determinada citação direta ou indireta. O título deve ser destacado em negrito para facilitar a identificação desta informação de forma rápida. Caso haja subtítulo, este deve ser separado do título por dois pontos, não devendo ser destacado em negrito;

iii.Local: o local da editora é importante para diferenciá-la caso exista outra editora com nome semelhante em outra cidade;

iv.Editora: permite ao leitor saber qual foi a editora responsável pela publicação. Muitas vezes, o mesmo texto é publicado por várias editoras, principalmente, ao se tratar de obras traduzidas, em que a diferença ocorre devido ao tradutor. Além disso, às vezes, uma edição é publicada por uma editora e outra edição por uma editora diversa da anterior. Desse modo, muito importante mencionar o nome da editora para se saber com exatidão de qual publicação foi extraída a citação na monografia ou no artigo científico. Se for uma IES (Instituição de Ensino Superior) a responsável pela publicação da obra, inserir o nome da instituição da mesma forma que você realizaria se fosse uma editora;

v.Ano da publicação: elemento diferenciador em relação a textos com títulos semelhantes ou iguais. Além disso, permite analisar a bibliografia citada pelo autor da monografia ou do artigo científico, observando se há bibliografia atualizada e se o texto se pauta nos dados e nas informações mais recentes.

Diante das considerações acima apresentadas, cumpre-se salientar que, conforme as normas ABNT, na hipótese de citação da citação, deve-se, primeiro, citar o texto original (não consultado) seguido da expressão latina apud. Exemplo: SOBRENOME, Prenome. Título em negrito do texto original. Cidade da publicação: Editora, ano apud SOBRENOME, Prenome. Título da obra em que a passagem foi extraída. Cidade da publicação: Editora, ano.

Por fim, deve-se fazer a referência do texto em que o trecho foi extraído, independentemente, de se tratar de citação direta curta (menos de três linhas, inserida no corpo do texto com aspas duplas), de citação direta longa (mais de três linhas, fonte tamanho 10, recuo de 4 cm e ausência de aspas) ou de citação indireta (correspondente à paráfrase).

3. Considerações finais da Equipe da Monografia Perfeita:

Para saber mais sobre formatação de TCC, monografias ou teses, visite nossos outros posts. Você terá mais detalhes sobre outros aspectos como uso de nota de rodapé, onde inserir o número de página, quando algarismos arábicos podem ser substituídos por algarismos romanos, além de muitas outras tecnicidades envolvendo as outras importantes normas da ABNT como a NBR 10520.

Referência Bibliográfica:

ABNT NBR 6023 – Informação e documentação – Referências – Elaboração. Publicada em 14.11.2018.

Para adquirir a norma ABNT NBR 6023: 2018, pressione aqui.

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe este post.

Sugestão de tema: envie-nos uma mensagem para [email protected]

Autores: Dra. Cristina Godoy Bernardo de Oliveira et al.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.