Sumário - Formate e Escreva conforme as Normas ABNT

1. Objetivo do Sumário

2. Termos e Definições

3. Localização

4. Estrutura

5. Regras Gerais

6. Dica importante

1. Objetivo do Sumário

Conforme visto em nosso post anterior, as regras da ABNT possuem como principal objetivo padronizar as normas para o avanço da ciência.

A norma ABNT NBR 6027 estabelece as regras gerais para a elaboração de sumários de qualquer tipo de documento. Lembre-se que sumário difere de índice, sendo este último disciplinado pela regra ABNT NBR 6034.

2. Termos e Definições

Antes de explicarmos a norma ABNT NBR 6027 referente à elaboração de sumários, é importante fornecer algumas definições para que seja possível aplicar mencionada regra de forma correta em sua monografia.

  1. Hyperlink: pode ser um texto ou uma imagem que possua conexão eletrônica, sendo que ao ser clicado o hyperlink, ele remeterá a outro documento eletrônico ou website.
  2. Índice: trata-se de uma lista de palavras ou frases, as quais são organizadas conforme o critério escolhido por quem escreve a monografia, permitindo a localização das informações contidas no TCC e remetendo o leitor a elas. Por exemplo: um estudante de filosofia pode decidir colocar um índice em seu TCC com os nomes dos filósofos utilizados no trabalho e as páginas onde são citados. Dessa forma, o leitor poderá encontrar, facilmente, passagens da monografia em que determinado filósofo é citado.
  3. Monografia: refere-se a um item completo (não é seriado), composto por apenas uma parte, ou configurado de uma forma em que se possa completar o trabalho em um número preestabelecido de partes separadas (g., teses de doutorado divididas em tomos). A regra que disciplina as monografias é a ABNT NBR 6023 e será objeto de diversos posts neste blog.
  4. Sumário: é relativo à enumeração das divisões, seções e outras partes presentes em um documento, seguindo sempre a mesma grafia e ordem estabelecida no texto em que o sucede e em que se desenvolve o conteúdo. Dessa forma, se a sua monografia é dividida em partes e capítulos, você deverá apresentar no sumário as partes e os capítulos, seguindo a mesma ordem e a mesma grafia presente no desenvolvimento de seu TCC. Assim, índice e sumário não se confundem, pois, conforme a Norma NBR 6027, sumário é a “enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.”.
  5. Website: é concernente a páginas ou agrupamento de páginas eletrônicas que estejam disponíveis na internet e que sejam relacionadas entre si.

3. Localização

O sumário deve aparecer no texto das monografias no último elemento pré-textual. Além disso, a página inicial do sumário deve ser sempre no anverso de uma folha, podendo ser finalizado no verso caso seja preciso.

Por fim, deve-se destacar que, em monografias em que há mais de um volume (v.g., algumas teses de doutorado), o sumário deve incluir toda a obra em todos os seus volumes, permitindo ao leitor que conheça todo o conteúdo, independentemente, do volume que seja consultado. Pense que esta última regra facilita muito a pesquisa científica, pois o pesquisador/leitor, apesar de estar consultando um volume, poderá ter contato com o conteúdo da monografia de forma completa.

No que se refere ao sumário de publicações periódicas, as regras são um pouco diversas das monografias. O sumário deve estar na mesma posição em todos os fascículos, em todos os volumes. Além disso, o sumário poderá iniciar no anverso da folha de rosto, concluindo-se no verso caso seja a hipótese. Finalmente, o sumário poderá estar na primeira capa, concluído, se necessário, na quarta capa.

4. Estrutura

De acordo com a regra da ABNT NBR 6024, os indicativos das seções do sumário devem ser alinhados à esquerda.

Os títulos e subtítulos devem suceder os indicativos das seções alinhadas à esquerda. Além disso, no que se refere aos estilos de título (fontes Arial ou Times New Roman), estes títulos e subtítulos devem ser alinhados pela margem do título indicativo mais extenso, incluindo-se os elementos pós-textuais do sumário. Recomenda-se, para facilitar a realização do trabalho o uso do sumário automático, presente nos principais editores de textos como o Word (neste, basta pressionar “Referências >>> “Sumário” e escolha o tipo de sumário automático desejado).

Exemplo de estrutura de sumário:

1. INTRODUÇÃO

2. ELEMENTOS HISTÓRICOS

3. CONTRADIÇÕES TEÓRICAS

3.1 Contradição teórica 1

3.2 Contradição teórica 2

3.3 Contradição teórica 3

3.3.1Contradição teórica 3 no STF

3.3.2 Contradição teórica 3 no STJ

4. CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

APÊNDICE A – DADOS COLETADOS NO SISTEMA DE BUSCA DO STF

Quanto à paginação, deve ser alinhada à margem direita, podendo ser apresentada de três formas:

a) número da primeira página em que se inicia o assunto. Exemplo: 04;

b) número da primeira página e da última página referente ao assunto tratado pelo capítulo, subcapítulo etc, devendo as páginas serem separadas por hífen. Exemplo: 04-14; e

c) número das páginas em que o texto é distribuído. Exemplo: 04, 14, 24-28.

Caso seja uma monografia apresentada em mais de um idioma (v.g., mestrado em co-tutela), para o mesmo texto, deve-se fazer um sumário separado para cada idioma, iniciando-se em páginas distintas.

Por fim, caso sejam documentos em meio eletrônico, é recomendável o emprego de hyperlink para cada um dos itens arrolados no sumário.

5. Regras Gerais

A palavra sumário, mesmo se estiver em outro idioma, deve ser centralizada na página com todas as letras maiúsculas (v.g., SUMÁRIO) em negrito, apresentando-se com o mesmo tipo de fonte utilizadas nas seções primárias. Além disso, importante subordinar os itens do sumário da mesma forma de apresentação tipográfica empregada nas seções do documento. Por fim, importante lembrar de que os elementos pré-textuais não devem ser inseridos no sumário.

6. Dica Importante

O sumário deve ser o último item a ser feito em sua monografia, pois é preciso saber o número das páginas de cada um dos capítulos e subcapítulos de forma exata, sendo que estas poderão variar ao longo da elaboração de seu trabalho científico. Além disso, após a revisão de seu texto, também, algumas páginas podem alterar por serem textos adicionados ou retirados, logo, após consolidar todo o seu trabalho, recomenda-se estruturar o sumário.

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe este post.

Sugestão de tema: envie uma mensagem para [email protected]

Referência Bibliográfica:

ABNT NBR 6027 – Informação e documentação – Sumário – Apresentação. Válida a partir de 11.01.2013.

Autores: Dra. Cristina Godoy Bernardo de Oliveira & Dr. Rafael Meira Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.